Ampliada vacinação contra febre amarela para extremo sul e Vitória da Conquista

Em decorrência da situação epidemiológica da febre amarela no País, com o registro recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), vem reforçando ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e também intensificano a imunização.

Além da vacinação da população dos municípios baianos que fazem limite com municípios mineiros, a Sesab solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação da imunização para cidades com elevada circulação de pessoas oriundas de Minas Gerais. Isso em conseqüência do aceso a toda região litorânea, sobretudo no verão, como é o caso de Teixeira de Freitas (extremo sul), onde recentemente foi notificado um caso da doença em uma pessoa residente em Teófilo Otoni (MG).

As outras cidades da região com recomendação de imunização são Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália e Vereda.

A secretaria ainda incluiu na recomendação para o reforço vacinal, Vitória da Conquista (sudoeste), um importante eixo rodoviário ligado com o norte e nordeste de Minas Gerais, onde estão localizados os municípios com ocorrência de casos e óbitos por febre amarela. Embora o fluxo rodoviário não seja uma indicação para vacinação da população, pela intensidade migratória diária e pelas fortes relações de saúde entre as duas regiões, houve a inclusão do município na lista daqueles com indicativo de intensificação vacinal seletiva.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia Aguiar, explica que a vacina deve ser tomada por crianças a partir dos 9 meses e pelos adultos que ainda não estão imunizados. “Para as pessoas acima dos 60 anos e os imunodeprimidos, como os transplantados, a vacinação deve ser feita apenas com recomendação médica”.

Demais municípios que deverão vacinar 100% da população

Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Brejolândia
Buritirama
Campo Alegre de Lourdes
Canápolis
Carinhanha
Casa Nova
Catolândia
Cocos
Coribe
Correntina
Cotegipe
Cristópolis
Feira da Mata,
Formosa do Rio Preto
Ibotirama
Itaguaçu da Bahia
Iuiú
Jaborandi
Luiz Eduardo Magalhães
Malhada
Mansidão
Morpará
Muquém de São Francisco
Paratinga
Pilão Arcado
Remanso
Riachão das Neves
Santa Maria da Vitória
Santa Rita de Cássia
Santana
São Desidério
São Félix do Coribe
Sento Sé
Serra do Ramalho
Serra Dourada
Sítio do Mato
Sobradinho
Tabocas do Brejo Velho
Wanderley
Xique-Xique

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados