Varredura de combate ao Aedes prossegue em bairros de Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma grande operação conjunta de varredura envolvendo imóveis e áreas públicas em Salvador. A intenção é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti em 79 bairros – as localidades apresentaram percentuais acima de 1,5% no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). A ação ocorre das 7h30 às 13h30 até o dia 17 de fevereiro. Também participam da operação profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps).

O trabalho de varredura é realizado de forma simultânea em todos os bairros e envolve pouco mais de mil agentes de combates às endemias. A iniciativa possibilita que os possíveis criadouros do Aedes sejam combatidos em menor espaço de tempo. A SMS estima que cada agente visite uma média de 25 imóveis por dia e, ao final, a varredura tenha atingido 570 mil residências.

A meta é reduzir o índice de infestação nos bairros durante todo o período do Verão, época em que a proliferação dos mosquitos é favorecida por conta do clima. Hoje, a SMS divulgou uma notícia positiva: o último LIRAa apontou que Salvador apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 1,1%, menor indicador registrado desde que o estudo passou a ser realizado no município, em 2005, ou seja, há 12 anos. Mas o trabalho não pode parar.

A coordenadora de Vigilância à Saúde de Salvador, Isabel Guimarães, afirma que a receptividade da população com a varredura tem sido positiva. Através da ação, outras situações encontradas nas comunidades também são encaminhadas para resolução. “Alguns dos problemas nas áreas analisadas referem-se à desratização, vacinação antirrábica, desobstrução de córregos ou limpeza de encostas, por exemplo. Essa questão de infestação extrapola o setor saúde, pois envolve diversas situações que favorecem a proliferação do mosquito. Por isso, nós contamos com suporte de outros setores para executar diversas atividades”, ressalta.

A iniciativa também possui cunho educativo, já que a movimentação nos locais proporciona uma sensibilização nos moradores e melhora a adesão dos cidadãos ao programa de combate ao mosquito. Além de imóveis os agentes também buscam por criadouros em equipamentos públicos, como em praças e espaços de lazer. A lista de localidades que recebem a ação contempla bairros a Ribeira, Pituba, Alto do Peru, São Caetano, Itaigara, Marechal Rondon, Santa Mônica, Cosme de Farias, Boca do Rio, Alto do Coqueirinho, Patamares, Nova Sussuarana, Tancredo Neves, Arenoso, Calabetão, Pau da Lima, São Marcos, Águas Claras, Palestina e Rio Vermelho.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados