Em Nota Oficial, prefeitura de Pojuca diz não ter condições de disponibilizar o transporte universitário

Em Nota Oficial a Prefeitura de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, responde às reivindicações dos estudantes técnicos e universitários, que pleiteiam desde julho de 2016 o retorno dos ônibus, que fazia o transporte dos mesmos.

De acordo com a atual gestão, devido a situação financeira, a prefeitura não tem condições de disponibilizar os ônibus para que seja feito o transporte dos estudantes para faculdades e escolas técnicas, na capital e em cidades vizinhas.

No último dia 17/01 representantes da comissão dos estudantes, estiveram em reunião com vereadores na Câmara Municipal, buscando apoio dos edis para que o problema fosse solucionado. Em decisão unanime, ficou decidido e registrado em ata, que fosse encaminhado para o prefeito Duda Leite, se posicionar em relação à situação.

De acordo com os representantes dos estudantes, uma reunião já havia acontecido com prefeito Eduardo Bastos Leite (Duda Leite), onde o mesmo pediu um prazo para verificar as contas do município, e que voltaria a se reunir em meados de fevereiro, para buscar um entendimento.

Nos últimos dias uma campanha vem tomando conta das redes sociais, com as Hashtags #DudaLeiteEuPrecisoEstudar / #DudaLeiteLiberaOsOnibusUniversitarios, na tentativa de sensibilizar o prefeito a liberar os ônibus.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, em nota oficial à imprensa e à comunidade, a gestão municipal a crise econômica que se agrava mês a mês com os bloqueios mensais nas contas do município, realizada pela União inviabiliza o retorno do transporte universitário.

Ainda de acordo com a nota, a dívida do município com a Previdência, ultrapassa R$ 40 milhões de reais.(Pojuca Notícias) Foto: Jorge Vieira

Confira na íntegra a Nota Oficial da Prefeitura Municipal de Pojuca:

“Em resposta às solicitações do alunado pojucano sobre “Transporte universitário”, a Prefeitura Municipal informa que a situação financeira do município é muito delicada, logo, não tem condições, no momento, de contrair despesas para o deslocamento de estudantes à Salvador e outras regiões. A crise econômica é severa, se agrava mês a mês com os bloqueios mensais nas contas do Município, realizada pela União a título da dívida da Previdência, a qual ultrapassa R$ 40 milhões de reais. Seria uma extrema irresponsabilidade assumir compromissos financeiros sem saber qual o caixa real da Prefeitura.

Sabe-se que o município precisa garantir, primeiro, como manda a Lei, o transporte do alunado da educação/rede básica de ensino para, em momento futuro, havendo um equilíbrio financeiro das contas públicas, contrair esse novo dispêndio para atender esta etapa e público educacional (os universitários).

Mesmo sabendo que a educação superior não é responsabilidade do município, a Prefeitura de Pojuca informa que tem total interesse em ajudar e viabilizar a realização dos sonhos dos jovens pojucanos, porém, conforme reunião solicitada ao Gabinete, pela Comissão dos Universitários, no dia 2 de janeiro de 2017, e atendida, prontamente, no dia 6 de janeiro de 2017, a Prefeitura Municipal dará um parecer sobre o transporte universitário após início de março/2017.” (PMP)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados