Marcelo Nilo renuncia à candidatura na AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia vai eleger hoje, em sessão marcada para começar às 14h30, a nova Mesa Diretora para o biênio 2017-2019. O deputado Ângelo Coronel (PSD) figura como candidato único à presidência. O atual presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PSL), anunciou ontem à noite que não vai concorrer à reeleição (conforme comunicado abaixo). Luiz Augusto (PP), que também postulava o cargo, já havia anunciado apoio ao pessedista na tarde de ontem.

O deputado Marcelo Nilo presidirá o processo de votação e ficará responsável por convocar os integrantes das legendas com as maiores representações da Assembleia para ocupar a primeira e a segunda secretarias – PT e PSD. A votação para eleger o presidente será a primeira a ser realizada, seguida das quatro vice-presidências e das quatro secretarias.

A votação secreta se dará através de chamada nominal (em ordem alfabética) dos votantes para cada um dos nove cargos, de acordo com a hierarquia dos postos em disputa. Cada parlamentar depositará o voto em urna específica para escolher cada um dos novos eleitos. Tanto as cédulas quanto os envelopes serão rubricados pelos dirigentes da sessão e pelos integrantes da Mesa Diretora. A apuração dos votos será imediata, cabendo ao presidente dos trabalhos instituir uma comissão suprapartidária com essa finalidade.

Qualquer deputado pode se inscrever para disputar vaga na Mesa de forma avulsa até o início do processo de votação e, caso exista acordo, uma votação em cédula única pode acontecer – agilizando o processo de votação e a escrutinação. Regimentalmente, é prevista ainda a chamada de ausentes a cada votação.

Serão considerados nulos os votos que possuam rasuras, marcas ou sinais que permitam identificação. Também é vedada a colocação de mais de uma cédula em mais de um envelope. Para preservar o sigilo do voto já foram retiradas das proximidades do local de votação as câmeras de segurança do plenário e as utilizadas pela TV Assembleia para transmissão das sessões.

Proclamado o resultado, o presidente eleito e o primeiro e segundo secretários assumirão seus postos e o novo presidente fará a convocação do Legislativo para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, no dia seguinte, às 10h, que contará com a presença do governador Rui Costa.

Confira a nota na íntegra:

“Venho a público informar que não concorrerei à reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia hoje. Ocupei o prestigioso cargo por dez anos, contando com o apoio suprapartidário dos companheiros deputados estaduais e tenho o orgulho de afirmar que, nesse período, o Legislativo Estadual cumpriu com seus deveres sem abdicar de suas prerrogativas, sem um único episódio que deslustre a sua imagem perante a Bahia e os baianos.

Atendendo a amigos deputados, postulei nova recondução à Presidência. Para tanto, constituí um grupo de alianças com legendas da base de apoio à administração do governador Rui Costa. Hoje, avaliando a conjuntura juntamente com os deputados que me apoiaram, resolvemos retirar a candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa. Deixo consolidado grande número de projetos destinados à melhoria das condições de vida do povo baiano. Devo ressaltar que permanecerei na militância política. Jamais me furtarei a colaborar com a minha terra e com a minha gente.

Dedicarei minha energia à defesa dos municípios que represento com o empenho de sempre, cumprindo a palavra e a todos os compromissos assumidos. Este é o meu legado e marca pessoal. São quase 40 anos de vida pública, sete mandatos parlamentares consecutivos com votação sempre crescente – o que me autoriza a afirmar que estou no caminho certo, combatendo o bom combate, em favor do desenvolvimento, com justiça social, para a Bahia. Costumo dizer que quem não gosta de gente, do povo, nunca deve ingressar na vida pública. Eu permanecerei em atividade plena exatamente por isso. Deixo a Presidência da Assembleia sem uma mácula e não encaro a saída do honroso cargo como um “retorno à planície”. O nosso plenário jamais deve ser tratado como algo trivial. Com a cabeça erguida darei prosseguimento ao mandato que me confiaram 150 mil baianos. Aos companheiros que me apoiaram, expresso a mais profunda gratidão e reconhecimento. Aos demais colegas, igualmente, agradeço o apoio durante todo esse período, desejando êxito em suas caminhadas. Ao meu sucessor na Presidência, um mandato profícuo”.
Deputado Marcelo Nilo
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados