Parceria vai capacitar pescadores e marisqueiras

Além das oferendas e das demonstrações de fé, o balcão que recebe os presentes a Iemanjá, ao lado da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, nesta terça-feira (2), foi palco da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as secretarias da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Serão disponibilizadas aos trabalhadores, por meio do convênio, vagas nos cursos de capacitação realizados pela Bahia Pesca no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro. O termo visa qualificar e reinserir no mercado de trabalho legal trabalhadores resgatados em condições análogas ao trabalho escravo.

“No dia de hoje, na Festa de Iemanjá, estamos participando com muita alegria da assinatura deste termo, para que possamos dar condições de resgatar a dignidade daquelas pessoas que foram encontradas em situações de trabalho análogas à escravidão, em operações realizadas em todo o estado”, afirmou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

De acordo com a secretária Olívia Santana, a Setre vai indicar os trabalhadores resgatados para os cursos. “Vamos discutir a metodologia dos cursos, ouvindo os pescadores, para construirmos os cursos condizentes com as necessidades desse público”, explicou. O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, acrescentou que “serão realizados mais de 80 cursos, incluindo temas como aquicultura, navegação, mariscagem, piscicultura, beneficiamento de pescado, maricultura, gestão e planejamento de projetos, informática e secretariado, dentre outros, com o objetivo de combater a escravidão na pesca”.

CVTT

O CVTT é voltado ao fortalecimento da pesca e aquicultura, por meio da extensão tecnológica e realização de atividades de educação profissional. Ele ocupa área de mais de três mil metros quadrados e possui um centro experimental de desenvolvimento de produtos do pescado, incubadora de empresas, restaurante escola e laboratórios. Ainda abriga a agroindústria de beneficiamento, incubadoras, e os laboratórios de microbiologia, de análise sensorial e de fisioquímico.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados