Transalvador apreende 53 veículos durante festa de Iemanjá

O resultado do esquema especial montado pela Prefeitura para a realização da festa de Iemanjá na quinta-feira (2), no Rio Vermelho, contribuiu para que os devotos pudessem reverenciar à orixá e curtir os festejos com tranquilidade. No quesito mobilidade, por exemplo, a Superintendência de Trânsito (Transalvador) removeu 53 veículos por estacionamento irregular em vias de acesso ao bairro. A medida teve como intuito a desobstrução de calçadas e vias, evitando colocar em risco a segurança de pedestres e a fluidez do tráfego. Mais de 150 agentes participaram da operação durante todo o dia, com colocação de barreiras e orientação aos motoristas.

Na área de ordenamento do comércio informal, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou, na quarta e quinta-feiras (1º e 2), operações que resultaram na apreensão de 23.015 itens irregulares. Do total, foram 20.938 latas de cerveja e refrigerantes, 1.200 garrafas de água mineral, 720 frascos de energéticos, 33 litros de bebidas em garrafas de vidro, 18 litros de bebida artesanal, como capeta e príncipe maluco e 25 caixas térmicas. Também foram recolhidos carros de bebê, sombreiros e fogareiros, entre outros itens.

Durante a festa a Semop lavrou ainda 18 notificações em barracas, para ressaltar que não seria permitida a realização de atividade sonora em logradouros públicos, a partir das 22h do dia 1º, em todo o perímetro dos festejos. Os estabelecimentos privados, entretanto, possuíam horário diferenciado especificado na licença emitida pelo órgão. Durante a folia foram desativados quatro veículos com atividade sonora irregular, na Rua Padre Conselheiro Luiz.

Saúde – Os atendimentos em saúde realizados durante a festa permaneceram estáveis em comparação com 2016. No módulo assistencial, instalado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) exclusivamente para atender aos devotos e frequentadores, foram registradas 51 ocorrências – mesmo número registrado em 2016. Foram 46 casos de atendimentos clínicos como enjôo, cefaleia e intoxicação alcoólica. As outras cinco ocorrências foram cirurgias de pequena complexidade. Dos casos registrados, apenas duas pessoas – um homem e uma mulher com quadro de intoxicação alcoólica – precisaram ser encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) dos Barris para acompanhamento especializado.

Publicidade e espaço público – Antes mesmo do início da festa, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) promoveu fiscalização e apreensões desde as primeiras horas da quinta-feira (2). Neste período foram realizadas 126 apreensões de publicidade irregular, como banners, cartazes, faixas e sombreiros. Em ação realizada ao lado da Semop, ocorreram ainda 67 vistorias em estabelecimentos comerciais, uma interdição de bar por vender bebidas em vasilhames de vidro, 41 orientações verbais e cinco autuações. A apreensão de bebidas pela Sedur durante a festa do Rio Vermelho ocorreu porque os produtos não correspondiam à marca do patrocinador oficial, a Skol.

Acolhimento de menores – Instalado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Escola Municipal Hercília Moreira, o Espaço de Convivência acolheu 52 crianças e adolescentes com faixa etária entre 2 e 14 anos. Destes, 40 foram identificados pela equipe de abordagem social na companhia de pais ou responsáveis, que trabalhavam como ambulantes durante a festa da Lavagem do Rio Vermelho. Os outros 12 foram encaminhados pelos conselheiros tutelares, que atuaram em esquema de plantão integrado, no posto montado na Escola Municipal Nossa Senhora de Santana. Uma das pessoas acolhidas foi um jovem de 18 anos com deficiência.

Após registro pelo órgão, os acolhidos e suas famílias foram encaminhados ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mais próximo das residências, para acompanhamento e recebimento dos benefícios e serviços assistenciais necessários.

Segurança – Com 160 agentes no Rio Vermelho, a Guarda Civil Municipal de Salvador esteve presente nos festejos do dia 2 de Fevereiro em ações com a Transalvador, Semop e Sedur, além de realizar patrulhamento preventivo no perímetro da festa. Durante a festa, um grupo da Guarda foi acionado por populares para averiguar um roubo nas proximidades da Escola Oswaldo Cruz. O acusado foi encaminhado, juntamente com a vítima, para a 7ª Delegacia, onde foi também apresentada a corrente de ouro que teria sido subtraída.

Limpeza e salvamento – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciou os trabalhos de coleta, varrição e lavagem pós-festejos a partir das 4h, concluindo os serviços às 7h. As equipes do órgão removeram 32,2 toneladas de resíduos sólidos do ambiente da festa. Participaram da ação 145 agentes de limpeza. Para a realização do trabalho foram utilizados 10 compactadores, nove carros-pipa, 980 litros de detergente e 440 mil litros de água. A Limpurb disponibilizou ainda 225 sanitários químicos para atender ao público.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) disponibilizou um posto especial para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros, responsável pela segurança dos banhistas no trecho. Os salva-vidas realizaram apenas ações de orientação à população e não foi necessário fazer qualquer salvamento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados