Prefeitura inicia aplicação de inseticida contra Aedes nos circuitos do Carnaval

A partir desta quinta-feira (09), agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciam a borrifação de inseticida para o controle do Aedes aegypti na região dos circuitos oficiais do Carnaval. Para o trabalho, os profissionais utilizarão a nebulização em ultra baixo volume – UBV costal, espécie de mochila de uso individual para pulverização do produto químico. As equipes iniciarão a aplicação a partir das 18h nos circuitos Barra/Ondina e Centro, e às 4h desta sexta (10) no Pelourinho.

“Desde do início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus. A partir de hoje (09), passaremos para fase da borrifação de inseticida com o uso da UBV costal para que até a folia possamos atingir um índice de infestação próximo de zero, sobretudo nos locais onde teremos grande circulação de pessoas”, explicou Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância à Saúde de Salvador.

As ações pré-carnaval seguirão até dia 21 de fevereiro nas localidades do circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Centro e Pelourinho) e nas comunidades que receberão a folia nos bairros. Entre os dias 2 e 9 de março, os agentes de endemias retornarão aos locais para finalização do ciclo pós folia.

Mutirões – Aliada a mobilização nos locais da folia momesca, a Secretaria Municipal da Saúde continua a ação de varredura simultaneamente nos 79 bairros prioritários da capital que apresentaram índice de infestação acima de 1,5% no último estudo publicado no início de janeiro.

“As varreduras nos bairros vão permanecer simultaneamente à estratégia nos circuitos do Carnaval. Para esta grande ação estamos articulando também a participação das Forças Armadas para auxiliar nas visitas casa a casa, entrada em imóveis fechados e a limpeza de terrenos baldios para eliminação de possíveis focos.Iremos realizar uma grande varredura em toda cidade para diminuir significativamente o índice de infestação”, anunciou Isabel.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados