Fim de semana terá tempo quente e poucas chuvas na Bahia

As condições do tempo previstas para os próximos dias, incluindo sábado (18) e domingo (19), não devem ter mudanças expressivas na Bahia. A massa de ar quente e seco continua atuando, o que mantém as chuvas reduzidas na maioria das regiões, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente  e Recursos Hídricos (Inema).
 
A atuação dessa massa de ar será mais evidente na faixa central da Bahia, sobretudo no norte, nordeste, Chapada Diamantina, sudoeste e São Francisco, onde a previsão é de céu parcialmente nublado, sem chances de chuvas na maior parte do período. Com essa condição de pouca nebulosidade, as temperaturas permanecerão elevadas, com máximas oscilando entre 30°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) e 36°C (norte e nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas devem ficar em torno dos 16°C.
 
No Recôncavo Baiano e sul, onde a influência dessa massa de ar é menor, a umidade vinda do Oceano Atlântico ainda contribui para a formação de nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado e com possibilidade de ocorrer chuvas fracas e isoladas. No entanto, estas chuvas vão se manter mais frequentes no período noturno e início da manhã, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessas regiões não devem ter grandes mudanças, variando entre mínimas de 30°C e máximas de 34°C.
 
Mesmo com a atuação dessa massa de ar em grande parte do estado, ainda há previsão de chuvas no oeste. Estas chuvas são decorrentes dos altos índices de umidade e temperatura. Com máximas de até 35°C, não se descarta as chances de chuvas significativas, em locais pontuais, especificamente no extremo oeste, próximo à divisa com os estados de Goiás e Tocantins.
 
Para a capital baiana e região metropolitana, também não há previsão de grandes mudanças no tempo. A previsão é de céu parcialmente nublado com chances de chuvas fracas e de curta duração, mais frequentes durante a madrugada e inicio da manhã.  As temperaturas permanecem estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C.
 
Maré e radiação 
 
Para o período entre sexta-feira (17) e domingo (19), a maré deve atingir a altura máxima entre 7h e 11h e entre 19h e 23h, com valores variando de 1,4 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 1h e 14h e entre 13h e 16h, com valores variando de 0,6 a 1,2 metro. As ondas devem ter agitação fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.
 
No verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Além disso, há um aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entre sexta (17) e domingo (19), eles devem variar de 13 e 14. Estes índices estão classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados