Estudantes pesquisam história do Carnaval e preparam desfile no Subúrbio Ferroviário

A comunidade escolar do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está envolvida no projeto ‘Carnaval 2017 – a alegria e a magia da maior festa popular do planeta’. Nesta segunda-feira (20), os estudantes assistiram a uma palestra sobre o tema e participaram os preparativos para a culminância do projeto, que será um desfile pelas ruas do bairro, nesta terça (21), com saída às 8h30, no fim de linha de São João do Cabrito.

Para a atividade, três temáticas estão sendo abordadas pedagogicamente em sala de aula: Desfile Abre Alas, no turno matutino; Baile de Carnaval, no vespertino; e Carnaval na linha do tempo, no noturno. O projeto, explica o professor de Química e vice-diretor do noturno, Renato Bispo, tem o objetivo geral de fortalecer a relação interpessoal e social entre alunos, professores e gestores e a comunidade do entorno. “A proposta do trabalho é, sobretudo, resgatar a história do Carnaval, desde a sua origem até os dias atuais, mostrando o valor sociocultural da festa. Para isto, os nossos estudantes pesquisaram, confeccionaram cartazes e participaram de oficinas de máscaras e fantasias, entre outras”, conta o educador.

Matheus Arruda, 17 anos, 4º ano do curso técnico de nível médio em Administração, revela a empolgação com a iniciativa. “É um trabalho pedagógico protagonizado por nós mesmos e que nos despertou o interesse por conhecer mais profundamente as características culturais e sociais da maior festa popular do mundo, resgatando fatos relevantes, como a origem da festa, que foi na Europa”. A participação do tradicional grupo carnavalesco ‘O Terror de Plataforma’ no desfile, por exemplo, cita o aluno, “é uma forma de resgatar a nossa cultura local”.

Mais Carnaval

Nesta terça (21) também será realizado um desfile de Carnaval na Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador. A partir das 9h, os alunos do 6º ao 9º ano e as turmas da Educação de Jovens e Adultos irão desfilar pela escola, em blocos, apresentando temas, músicas e ritmos relacionados à maior festa popular do mundo. Também serão apresentados painéis, máscaras carnavalescas e fantasias elaborados durante a primeira unidade, a partir de atividades interdisciplinares desenvolvidas em sala de aula.

Já no Colégio Estadual Ana Bernardes, em Cajazeiras VI, das 9h às 12h, além do desfile na unidade escolar, haverá um cenário que reproduz o circuito do Campo Grande e pontos turísticos da cidade como o Farol da Barra e o Mercado Modelo. Os estudantes também irão realizar uma exposição de máscaras temáticas e a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados