Catadores de recicláveis terão apoio do Estado durante o carnaval

Dignidade e boas condições de trabalho. Essas são as premissas do Governo da Bahia com a ação “EcoFolia Solidária – O trabalho decente preserva o meio ambiente”, que, em 2017, chega ao seu 10° ano. Fruto de parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, a ação vai entregar, durante todo o carnaval, fardamento, botas, luvas e equipamentos de proteção individual (Epis) para os catadores que vendem materiais recicláveis nas centrais de coleta, instaladas nos arredores dos circuitos festivos. A ação também inclui a distribuição gratuita de água e de duas refeições diárias.

“Essa é mais uma ação do Governo do Estado que visa humanizar as pessoas. É uma preocupação, de todos nós, que os homens e mulheres que vão às ruas, especialmente nesses dias, façam o seu trabalho de uma forma digna, com materiais de segurança e devidamente alimentados, formas que devem ser a norma para um trabalho decente”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. “Esta ação, mais do que o apoio logístico e estrutural, também dignifica os catadores, na medida em que eles são reconhecidos por meio do fardamento, saindo, assim, da invisibilidade”, endossou a secretária da Setre, Olivia Santana.

A ação irá beneficiar, diretamente, 1.500 mil catadores de resíduos sólidos, com um investimento total de R$ 800 mil reais. Com foco nos catadores avulsos, que trabalham de forma desorganizada e marginalizada, a EcoFolia Solidária também assegura a compra do material coletado, via Redes de Cooperativas de Catadores, a preços justos e nivelados pelo mercado.

Ao todo, serão seis centrais de coleta instaladas nos arredores dos circuitos festivos e em funcionamento durante os dias de folia: na Ladeira da Montanha, Dois de Julho, Politeama, Barra, Ondina (duas centrais) e no Nordeste de Amaralina – atendendo à demanda do carnaval de bairro. Em todas centrais, os catadores poderão retirar seus kits, fardamento e Epis, além de água e refeições.

Nesta sexta-feira (24), uma ação simbólica de entrega contará com a presença dos secretários Carlos Martins (SJDHDS) e Olivia Santana (Setre), e de representantes das Redes de Cooperativas de Catadores. Às 10h, na Central de Apoio aos Catadores do Politeama (Rua Direita da Piedade, 381).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados