Discurso de Temer no Dia Internacional das Mulheres causa polêmica

As declarações dadas pelo presidente da República, Michel Temer, no Dia Internacional das Mulheres repercutiram no Plenário da Câmara dos Deputados. Ele destacou o papel da mulher na criação dos filhos e na administração do lar.

“Na economia também a mulher tem grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher”, disse Temer.

Críticas
A declaração foi alvo de críticas da líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA). “Não queremos estar confinadas nas quatro paredes do lar. Somos 52% da população, estamos na economia, nas fábricas, nas carreiras jurídicas, somos a maioria dos professores”, disse.

O deputado Marco Maia (PT-RS) também criticou o discurso. “O presidente da República, num momento como este, atribuiu à mulher brasileira um papel reduzido quando hoje ocupam lugares de destaque no mundo.” Segundo o parlamentar, as tarefas domésticas são obrigação de homens e de mulheres.

Apoios
A deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), defendeu Temer. “Estava na cerimônia. O que o presidente afirmou é que as mulheres são as primeiras a sentirem a crise econômica porque administram a casa, fazem as compras e a contabilidade do dia a dia”, disse.

A deputada Sheridan (PSDB-RR) também reagiu à oposição. Segundo ela, as donas de casa não ocupam papel de inferioridade. “Muito me impressiona alguém se reportar à condição de inferioridade de uma mulher por ela ser dona de casa. Feminismo é respeitar o direito da mulher de ser dona de casa, de ser o que quiser.”.(Ag. Cãmara Notícias) Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados