Fundação Cidade-Mãe certifica jovens em situação de vulnerabilidade social

A esperança de um futuro melhor por meio da preparação para o mercado de trabalho. Este é o sentimento de 40 jovens em situação de vulnerabilidade social que receberam a certificação de formação técnica em Dança, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM). O evento foi realizado na quarta-feira (8), no Centro de Cultura da Câmara, na Praça Municipal. Os adolescentes fazem parte do projeto Jovem Aprendiz, onde empresas parceiras contratam os jovens e permitem que participem de cursos de formação profissional na instituição.

Segundo a professora de Dança, Verônica Oliveira, 120 jovens já foram certificados. “Eu me sinto muito feliz em contribuir com a formação desses jovens. Formamos 40 alunos hoje e, já na segunda-feira (13), terá início o curso com outra turma. No programa de Dança, nós trabalhamos tanto com disciplinas práticas e teóricas, quanto a formação para a cidadania de cada jovem”.

Para o aluno aprendiz Jadson Santos, 22 anos, o curso é muito importante não só pela formação, mas também pela experiência em aprender algo novo que vá agregar conhecimento à futura profissão. Com a formatura em Artes marcada para junho, ele já faz planos para quando finalizar o curso. “Eu pretendo ingressar em uma faculdade e continuar trabalhando com dança, teatro e música. O curso de Artes tem trazido muitos conhecimentos e experiências. Estou muito feliz com o resultado”.

Funcionamento – Dentre as empresas parceiras no Projeto Jovem Aprendiz estão a Arqtec Engenharia e a Revita Engenharia, além do do Senac e do Senai, com a oferta de cursos profissionalizantes na Fundação. As áreas de atuação são Auxiliar de Panificação, Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Massas, Pedreiro e Carpinteiro de Forma. Além disso, oficinas culturais de Arte, Dança, Capoeira e Teatro são oferecidas pelo projeto.

De acordo com a presidente da FCM, Roberta Nunes Caires, os jovens recebem uma bolsa de meio salário durante seis meses para realizar o curso. Entre as áreas, estão os cursos de: Atendente de escritório, artes, contabilidade, dança, cursos na área administrativa entre outros.

Participação – Para participar do projeto é necessário ter acima de 14 anos, estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino e estar cursando a partir do sétimo ano escolar. O processo de seleção é realizado pela FCM. Os cursos têm duração de seis meses e, após esse período, os jovens recebem um certificado d

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados