Notificação marca início dos estudos para tombamento de Centro Antigo de Camaçari

Num clima de saudosismo, autoridades e representantes da sociedade civil acompanharam na manhã de hoje, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), a cerimônia de notificação do tombamento municipal do conjunto arquitetônico que compreende os prédios onde, antigamente, funcionavam o Cine Camaçari, a Prefeitura e Estação Ferroviária, localizados no Centro da cidade.

Após receber a notificação das mãos da secretária de Cultura, Márcia Tude, o prefeito Antonio Elinaldo ressaltou a importância histórica dos prédios a serem estudados e relembrou momentos vividos nos antigos Cine Camaçari e Estação Ferroviária. “Esses espaços movimentavam a cidade. Por isso, esse momento é, sobretudo, a valorização e reconhecimento da história de vida de muita gente que passou por ali”, disse entusiasmado. Ele observou que a notificação é o primeiro passo no processo de tombamento dos bens. “Agora, uma equipe multidisciplinar estudará os aspectos históricos, sociais, simbólicos e arquitetônicos dessas edificações”, disse o prefeito.

A secretária Márcia Tude disse que o processo pós-tombamento vai representar a criação de novos espaços de valorização da história do município. Desejo antigo da população de Camaçari, em especial da velha guarda, o ato foi muito comemorado. A presidente da Umuarama (Associação Amigos da Memória e da História de Camaçari), Jacinea de Jesus, ressaltou o quanto o grupo esperou por esse momento. “A preservação da história é o que motiva o nosso grupo. Esse, sem dúvida, foi um passo importante para conservar importantes monumentos da nossa cidade”, declarou.

Etapas – Primeira etapa do processo de tombamento dos bens, a notificação ao município, feita pela Secult, marca o início dos estudos sobre os três objetos que compõem o Centro Antigo, os prédios dos antigos Cine Camaçari, da Prefeitura e Estação Ferroviária.

Essa etapa consiste no levantamento de dados histórico, arquitetônico e fotográfico, bem como pesquisa bibliográfica, entrevistas, elaboração de plantas e montagem do dossiê, que será encaminhado ao Conselho Municipal de Cultura, órgão que emitirá parecer sobre o documento. A avaliação pelo conselho consiste no terceiro momento desse processo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados