Festival das Periferias chega ao Subúrbio Ferroviário de Salvador

Através de editais, ou ações independentes realizadas nos espaços culturais, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vem apoiando diversas ações culturais durante o ano. Nos próximos dias varias atividades vão tomar conta dos bairros de Alagados, Plataforma e Paripe. Nesta terça-feira (14), às 19h, o Espaço Cultural Alagados exibe filme “Terra Fértil em Maré Cheia”. O evento é fruto da parceria do Coletivo Urucum, de São Paulo, com a Secult, que já havia promovido a estreia do filme “Toda Reza”, em 2015. A estreia tem entrada franca e classificação livre.

Música, dança, teatro e performance farão parte da programação do Festival das Periferias Ano 3 – cada quebrada um ritmo, marcada para os dias 15 a 18 de março, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além das apresentações artísticas, o Festival ainda contará com seminário, minicursos e o 1º Concurso Música de Favela. O show de encerramento ficará por conta da cantora Larissa Luz.

O evento, totalmente gratuito, integra o Projeto: Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais, realizado com apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura.

O objetivo do Festival é valorizar a cultural local, favorecendo a identidade das comunidades periféricas. Para isso, além das apresentações culturais, também ocorrerão debates sobre os temas: Culturas Periféricas e Cultura e Mundo do Trabalho; além de Minicursos sobre elaboração de projetos culturais e planejamento de comunicação para ações culturais, no intuito de instrumentalizar jovens produtores para realização de ações culturais na periferia.

Depois de passar pelas comunidades de Amaralina, Federação/Garcia, Águas Claras e Mussurunga/São Cristóvão o projeto de arte-educação Mutirão Mete Mão segue em sua última etapa, de 20 a 25 de março, em Paripe.

As aulas acontecerão de segunda à sexta. Nos dias de sábado, em uma programação aberta ao público, serão executadas feiras de exposição com stands de artesanato, gastronomia, vestuário e etc, montados com os produtos dos próprios moradores, parceiros e apoiadores de cada bairro e, shows, onde músicos convidados, junto com Fael e os artistas do projeto, comandarão o som do evento em estilo sound system para um público de todas as idades. Também serão executadas atividades com as crianças e uma live painting, ao longo do evento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados