Mais quatro estações da Linha 2 do metrô serão entregues até maio

Falta pouco para a população passar a contar com mais quatro estações do Sistema Metroviário de Salvador. Previstas para serem entregues até maio deste ano, as estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu estão prontas, aguardando apenas a conclusão das passarelas de acesso para ficar à disposição do cidadão. As obras receberam visita e foram vistoriadas por autoridades, acompanhadas da imprensa, nesta terça-feira (14). Com 93% das obras das estações concluídas, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estará em operação plena até o final de 2017, interligando o Acesso Norte ao Aeroporto em apenas 27 minutos.

Responsável pela construção e operação do metrô em Salvador, a CCR estima que o trajeto Pirajá/Pituaçu seja feito em aproximadamente 22 minutos quando a operação regular do novo trecho for iniciada. O presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, revelou o cronograma de entregas das obras das estações. “Vamos inaugurar o segundo trecho da Linha 2 até maio deste ano. Na sequência, entre agosto e setembro, inauguramos o Terminal de Ônibus Pituaçu. No segundo semestre, será feita a entrega de mais quatro estações, até Mussurunga, tendo, desta forma, todas as estações da Avenida Paralela em pleno funcionamento. Até o final do ano, a depender dos ajustes do cronograma, a população receberá a Estação Aeroporto, que finaliza as obras do metrô em Salvador”.

Com cerca de sete mil colaboradores, as obras avançam rapidamente e nos próximos meses será concluída a via de trilhos no trecho que segue até Mussurunga, incluindo as estações Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz, todas em fase de acabamento. Na Estação Aeroporto, a montagem da estrutura pré-moldada deve terminar em 20 dias, dando início à montagem das plataformas e a consolidação da laje do mezanino.

Terminal de ônibus Pituaçu

Nesta terça, equipes de reportagem da capital baiana tiveram acesso ao Terminal de Ônibus de Pituaçu pela primeira vez. Com 35% das obras concluídas, o terminal, futuramente interligado à Estação Pituaçu do Metrô por meio de passarela, será um dos principais pontos de integração do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O terminal terá 43.900 metros quadrados de área construída distribuídos em quatro pavimentos. Dois deles serão destinados a estacionamento de veículos, outro abrigará as 20 plataformas de embarque e desembarque e um dos pavimentos será a área para acesso dos passageiros e distribuição nas plataformas, onde os usuários contarão com praça de alimentação e outros serviços.

“O terminal de Pituaçu deve ser entregue entre agosto e setembro e será um dos principais pontos de integração da cidade, atendendo uma região grande e de bastante movimento, que inclui bairros como São Rafael, Sussuarana e Pituaçu”, destacou o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello.

Integrado fisicamente à estação de mesmo nome, na Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o Terminal tem capacidade para receber mais de 200 mil passageiros/dia e até 140 ônibus por hora. O acesso dos passageiros será realizado pela passarela de interligação com a Estação Pituaçu e outras duas passarelas que partem da 4ª Avenida do CAB e da Avenida São Rafael. O acesso para ônibus será feito pela Avenida Gal Costa, enquanto os veículos poderão acessar tanto pela 4ª Avenida do CAB, como pela Avenida Gal Costa.

Atualmente, cerca de 250 operários realizam a montagem da estrutura metálica e finalizam as fundações do Terminal Pituaçu. As fundações estão sendo executadas com a moderna metodologia DSM, que utiliza como base uma mistura de solo com cimento. Outras 200 vagas de emprego serão geradas no pico da obra, previsto para acontecer na segunda quinzena de abril. O Terminal Pituaçu deve ser concluído em julho, dando início à fase de instalações de equipamentos que irão viabilizar a operação prevista para agosto.

O espaço contará com câmeras de vigilância integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, elevadores, piso tátil, guaritas de entrada e saída, sala de primeiros socorros, escadas rolantes internas e nas passarelas de acesso, e sanitários para Pessoas com Deficiência (PCD), além dos sanitários comuns. Projetado para promover o uso racional dos recursos naturais, o Terminal terá coleta e reutilização da água da chuva e uso de iluminação em LED.

Integração

A população de Salvador conta com 271 linhas de ônibus urbanos integradas ao metrô, possibilitando a utilização dos dois meios de transporte pagando apenas uma tarifa. A integração metrô-ônibus ocorre apenas nas linhas que têm o símbolo vermelho “Integração Metrô” e mediante uso de cartões recarregáveis emitidos pela CCR Metrô Bahia ou SalvadorCARD, num período de 2 horas. Para integrar metrô e ônibus, não é aceito pagamento em dinheiro.

Os usuários também contam com a interoperabilidade dos cartões do Metrô e SalvadorCARD, o que significa que ambos os cartões recarregáveis comercializados poderão ser usados tanto nas catracas das estações de metrô quanto nos validadores dos ônibus urbanos, mediante o débito da tarifa correspondente.

A cobrança de uma única tarifa de integração ocorre nas viagens entre ônibus-metrô (OM), entre metrô-ônibus (MO), entre ônibus-metrô-ônibus (OMO) e entre ônibus-ônibus (OO). A integração pode ser feita no período de duas horas, sempre utilizando o cartão do Metrô ou SalvadorCARD para o pagamento da passagem.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas também já está integrado a 19 linhas metropolitanas. Neste caso, o período máximo para integração é de três horas e o símbolo de “Integração Metrô” tem a cor azul.

Passarelas de acesso

Quem passa pelas estações da Linha 2 do metrô nota que as passarelas de acesso estão tomando forma. A passarela da Estação Detran recebe a montagem da estrutura metálica. A da Estação Rodoviária está com a montagem dos pilares de sustentação, assim como as passarelas de Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu. Já a implantação das passarelas das estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, está na fase inicial de cravação das estacas de fundação.

Todas as estações da Linha 2 terão passarelas de acesso que atendem as normas vigentes de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A largura das novas passarelas varia de acordo com a estação, acomodando com conforto e segurança o fluxo de pedestres de cada região, considerando também a demanda atual e futura de usuários para o Metrô.

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