Manassés propõe estudo sobre dependência química

A dependência química é um grave problema de saúde pública, atingindo crianças, adolescentes, homens e mulheres de qualquer classe social. Preocupado com essa situação, o deputado estadual Manassés (PSL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei em que sugere à Secretaria da Educação que institua nas redes pública e privada da Bahia, nos ensinos fundamental e médio, o estudo da dependência química e suas consequências. “Cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas, independentemente da idade, sexo, grau de instrução e poder aquisitivo”, informou o deputado.

De acordo com o deputado, a droga é inicialmente usada como fonte de prazer e de satisfação momentânea ou como forma de o indivíduo esquecer as dificuldades da vida. “Estudos revelam que, geralmente, quando o adolescente inicia o uso das drogas é do sexo masculino, tem idade acima de 13 anos, cursa a escola, vive com os familiares e tem um relacionamento ruim dentro de casa. Inicialmente usa drogas por curiosidade ou como um estímulo para o enfrentamento de situações desagradáveis, sendo o álcool e o tabaco as primeiras drogas a serem experimentadas”, explicou Manassés.

Segundo o deputado, é na fase da infância e da adolescência que se forma a personalidade, com a formulação dos conceitos morais ou imorais que nortearão a conduta do futuro adulto. “Por isso, é nesse momento que se faz necessária a inclusão de estudos sobre a dependência química nas escolas, mostrando às crianças e aos jovens os malefícios das drogas, as suas consequências e também as formas de prevenção”, completou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados