Salvador: Sessão especial discute a inserção da mulher no mercado de trabalho

Acontece na próxima quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), uma sessão especial que discutirá políticas públicas municipais para a inserção da mulher no mercado de trabalho. Iniciativa da vereadora Ireuda Silva (PRB), o evento está previsto para começar às 14h, e é aberto ao público.

Para compor a mesa de debates, estarão presentes a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Tia Eron; a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; a comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia, Margot Azevedo; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Taíssa Gama; a presidente do Conselho Mulher Empreendedora, da Associação Comercial da Bahia, Rosema Maluf; a produtora cultural e membro da Banda Didá, Vivian ou Debore; e a integrante do grupo Mulheres Notáveis, Neide Quetglas.

Segundo a vereadora Ireuda, a proposta tem, entre outros objetivos, informar as mulheres e estimular a implementação de mecanismos para a inserção das mesmas no mercado de trabalho, o que inclui projetos de capacitação e orientação. “Na crise econômica em que o país vive, a mulher acaba sendo mais afetada que o homem pelo desemprego. Vale ressaltar que a desigualdade existe mesmo em tempos de bonança, com salários mais baixos mesmo quando o nível de formação e preparo da mulher é maior”, argumenta a republicana.

As mulheres negras são ainda mais prejudicadas nessa estrutura. Em 2016, a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) mostrou que a taxa de desemprego dos homens negros elevou-se de 15,2% para 17,3%. Em relação às mulheres negras, o índice, que já era de 20,5%, subiu para 20,7%

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados