Contenção de encosta do Barro Branco será entregue nesta quarta (29)

Uma das principais obras relacionadas dentro da programação do aniversário de 468 anos de Salvador será entregue nesta quarta-feira (29). Trata-se da primeira etapa da contenção da encosta do Barro Branco, na Avenida San Martin, local que já sofreu muito com as chuvas. A obra será inaugurada pelo prefeito ACM Neto no dia do aniversário de Salvador, a partir das 10h30. Na mesma solenidade, será assinada a ordem de serviço para início da segunda etapa de intervenções.

Realizadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as intervenções englobaram a contenção de 1.682m² utilizando a técnica de cortina atirantada, dividida em duas partes: principal e complementar. A cortina principal possui 156m de extensão, 10m de altura e 0,25m de espessura. Já as cortinas complementares possuem um total de 75m de extensão, três metros de altura e 0,25m de espessura.

A execução da cortina atirantada envolveu escavação, perfuração do solo, introdução dos tirantes e telas metálicas, injeção de calda de cimento, concretagem e protensão (aumento da resistência do concreto) dos tirantes. Ao todo, foram 4.175m de tirantes e 590m³ de concreto. Na área restante, de 4,5 mil m², foi feito o retaludamento e execução de hidrossemeadura para proteção do terreno.

Além disso, foi implantada drenagem com instalação de canaletas na crista e no pé das cortinas, junto com as caixas de drenagem. Sendo assim, toda a água proveniente das chuvas será encaminhada para a rede de drenagem existente na Avenida San Martin, que fica à margem do Barro Branco. Para esta primeira etapa, foram investidos cerca de R$8,8 milhões.

A segunda etapa será composta por implantação de cortina atirantada em 599m² do lado direito e outros 209m² do lado esquerdo. Também será utilizada a técnica de solo grampeado em cerca de 200m² de encosta. O investimento para esta fase é de R$3,5 milhões.

Conjunto habitacional – De acordo com o secretário da Seinfra, Almir Melo, logo após a conclusão da segunda etapa de contenção da encosta será construído um platô para a implantação de um conjunto habitacional com 80 unidades populares. O projeto está em fase de elaboração e captação de recursos junto ao Ministério das Cidades. “Essa obra no Barro Branco é emblemática, pois alia contenção de encosta e moradia para a comunidade. Com isso, a Prefeitura cumpre o papel de resgatar a autoestima e confiança dos moradores, além de trazer segurança a uma das áreas de risco mais críticas de Salvador”, salientou Almir Melo.

Com 80 unidades populares, o projeto está em fase de elaboração e vai contemplar, prioritariamente, os moradores que perderam as residências no local por conta das fortes chuvas de 2015.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados