Defesa da vida é o foco da Campanha da Fraternidade

Em sessão com presença de Dom Murilo Krieger, Joceval Rodrigues destacou importância do tema.

“A Terra é o lar que Deus preparou para nós. Cuidar da natureza é uma resposta à sua vontade”. Com estas palavras o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, resumiu o tema da Campanha da Fraternidade 2017 que foi homenageada em sessão especial, realizada na noite desta segunda-feira (3), no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador.

A ação, intitulada como “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, teve sua importância destacada pelo vereador Joceval Rodrigues (PPS), autor do requerimento que originou a sessão. “Quando o tema da campanha não fala diretamente sobre o nosso cotidiano, nós o achamos distante. Mas basta observar a nossa preocupação com a falta da água, com a qualidade do ar e com a poluição das nascentes em nossa cidade. São temas presentes no nosso dia a dia e que estão diretamente relacionados à campanha”, disse o vereador.

Transformação

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de uma iniciativa que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. A ação, que tem início na Quarta-Feira de Cinzas e acontece durante todo o ano, sempre aborda temas atuais, voltados para a transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos. O hino deste ano foi apresentado pelo cantor Ítalo da Paróquia de São Gonçalo.

O gerente de Articulação da Ação Social Diocesana, diácono Itamar Mendes de Souza Filho, destacou que o tema dá continuidade às discussões do ano passado. “A campanha é sempre um sinal de que estamos passando por uma dificuldade em relação ao que propomos discutir e precisamos nos alertar”, destacou.

O padre Irineu de Jesus Menezes, vigário da Basílica da Conceição da Praia, fez uma apresentação sobre a campanha e seus objetivos: “Uma das nossas metas é comprometer as autoridades públicas a assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e compreender o desafio desta campanha”.

Também compondo a mesa da sessão, o subcomandante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, capitão PM Carlos Vinícius, falou sobre a importância da atuação da Igreja Católica na conscientização e educação ambiental. “Esta é uma parceria e ajuda importante para nós. A nossa atividade é de policiamento ostensivo, mas acreditamos que a educação tem um papel importante sobretudo na prevenção dos crimes ambientais. Nosso principal objetivo é o estreitamento da relação com a comunidade e a campanha tem esse papel”, concluiu.

O grupamento foi criado há 34 anos e conta com 105 policiais, responsáveis pela proteção de 156 municípios. “Este é também um tema que deve ser debatido na nossa campanha. O desafio para esse grupamento é enorme e seu efetivo reduzido”, pontuou o vereador Joceval.

Prestigiaram a sessão especial o padre Lázaro Muniz, pároco da Catedral Basílica; padre Valter Ruy, da Cúria Diocesana; diácono Rafael, da Paróquia do Perpétuo Socorro; padre Rômulo, da Comunidade Católica Shalom; Ângela Rosa, coordenadora da Comunidade Católica Shalom, e representantes das paróquias de São Caetano da Divina Paróquia.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados