Deputado questiona secretário de Turismo sobre Centro de Convenções e alta taxa do ICMS na Bahia

O deputado Pablo Barrozo (DEM) questionou o secretário de Turismo do Estado, José Alves sobre os problemas no setor turístico e de negócios da Bahia, durante a comissão de Infraestrutura e Turismo da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (4). O parlamentar apresentou os dados da última reunião que teve com o Trade Turístico e o presidente da Casa, Angelo Coronel, mostrando que entre 2015 a 2017 foram fechados 60 hotéis, 2 mil bares e restaurantes e 20 mil empregos perdidos. A Bahia perde R$200 milhões/ano em negócios com o espaço fechado.

Além disso, Barrozo perguntou ao secretário sobre a alta taxa de ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte ) equivalente a 18%, a maior do Nordeste, cobrada sobre o querosene de aviação. A taxa, segundo o deputado, faz com que as companhias deixem de operar na Bahia, perde-se voos e investimentos como perdeu-se recentemente o da TAM.

“Todo o Trade reclama disso pois estamos perdendo turistas para outros estados do Nordeste como Paraíba, Alagoas, Pernambuco e o governador fecha os olhos. Sabemos a importância que tinha o Centro de Convenções da Bahia sobretudo para o setor hoteleiro, de viagens e negócios, para a geração de emprego e renda. Sabemos a importância de investir em propaganda para divulgar o nosso turismo, as nossas belezas. O turista deixa de vir à Bahia pela violência e também porque o governo não faz o seu papel”.

O secretário, no entanto, não respondeu aos questionamentos sobre o Centro de Convenções e disse que o governo vai esperar a convocação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que já foi instalada na Casa a pedido da bancada de oposição.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados