Prefeitura divulga funcionamento de serviços durante Semana Santa

Os serviços ofertados pela Prefeitura aos cidadãos funcionarão de forma parcial durante o feriado da Semana Santa. Apesar do ponto facultativo na quinta-feira (13), serviços essenciais como saúde e segurança serão mantidos, bem como as ações emergenciais e de prevenção vinculadas à Operação Chuva. O sistema de atendimento Disque Salvador 156 manterá as atividades em esquema de plantão 24h.

Manutenção – Durante o feriadão, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) manterá ativos os serviços para garantir a mobilidade e o bem-estar da população. A operação de poda de árvores ocorre nas marginais das principais vias de tráfego da capital baiana, como as avenidas Paralela, Bonocô, Octávio Mangabeira e Juracy Magalhães. Além disso, a pasta continuará com as ações de limpeza de canais, desobstrução das redes de drenagem em onze bairros e Operação Tapa-Buraco, com a aplicação de aproximadamente 500 toneladas de asfalto.

Defesa Civil – Focada na prevenção dos problemas relativos à chuva, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) segue em esquema de plantão neste feriado prolongado. Para atender solicitações de emergência referentes à chuva, o órgão mantém uma equipe formada por engenheiros, atendentes, assistentes sociais, telefonistas e motoristas, bem como as atividades da Central de Monitoramento. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel, desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Saúde – As 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e postos de saúde 24h do município terão funcionamento normal durante o feriado. Entretanto, a imunização contra a febre amarela ocorre somente até esta quarta-feira (12), retornando as atividades na segunda-feira (17).

Segurança – Durante o período, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prosseguem com ações rotineiras de apoio aos órgãos públicos, patrulhamento preventivo, proteção do patrimônio público e orientação a soteropolitanos e turistas.

Trânsito – Os serviços de monitoramento do trânsito e fiscalização, realizados pela Transalvador, ocorrem de forma ininterrupta no feriadão. A Operação Semana Santa foi deflagrada nesta terça-feira (11) pelo órgão. A ação contará com aproximadamente 120 agentes em cada turno e ocorrerá na região do ferry boat e rodoviária, além dos grandes centros populares de compras como a Feira de São Joaquim, o novo Mercado do Peixe de Água de Meninos e no bairro de Sete Portas.

O atendimento nos pátios para liberação de veículos removidos, localizados nos Barris, na Avenida Vasco da Gama e no bairro de Mussurunga, funcionará normalmente na quinta-feira (das 8h às 16h30) e no sábado (de 9h às 12h e das 14h às 16h).

Salvamar – Os serviços da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) serão intensificados neste período. A atuação, em esquema de plantão, contará com 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas. Além disso, quatro postos volantes farão a ronda neste perímetro.

Durante esta transição de verão para outono, a Salvamar alerta os banhistas que tenham atenção na escolha das praias para o lazer durante o feriado, devido às correntes marítimas que ficam mais fortes no período, dificultando inclusive o salvamento. Em caso de dúvida, vale pedir dicas de segurança ao salva-vidas de plantão.

Cultura – Os equipamentos turísticos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também terão funcionamento parcial durante o feriado de Semana Santa. Neste período, soteropolitanos e turistas poderão realizar um passeio histórico pelos fortes de Santa Maria e São Diogo, na Barra, das 11h às 19h, ou a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, das 10h às 17h.

A Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), será fechada a partir das 12h desta quarta-feira (13) para reparos e só volta a funcionar na próxima segunda-feira (17). O Teatro Gregório de Mattos (TGM), por sua vez, exibirá a peça “O Compadre de Ogum”, baseada na obra homônima do escritor Jorge Amado. O espetáculo será apresentado sempre às 19h, com ingressos custando R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Simm – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) realiza atendimento até quarta-feira (12). Devido ao feriado da Semana Santa, as atividades serão retomadas na segunda-feira (17). Na sede do Simm, localizada na Rua Miguel Calmon, 506, Comércio, o atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues sempre a partir das 6h30. A suspensão dos serviços na quinta-feira (14) e sexta-feira (15). Já os demais órgãos municipais terão as atividades suspensas no período, retomando a rotina na segunda-feira (17).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados