Projeto cria boletim escolar eletrônico

Visando incentivar o acompanhamento de pais e responsáveis sobre o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino, o vereador Beca (PPS) apresentou o Projeto de Lei 148/17. Esta proposta tem o objetivo de criar o boletim escolar eletrônico. “As notas e frequência dos alunos ficarão disponíveis através de um portal a ser criado pela Secretaria Municipal de Educação”, explica o parlamentar.

O vereador assegura que “o sigilo dos dados será garantido. Afinal, as informações somente poderão ser acessadas pelo próprio aluno e por seus representantes legais”.

Na justificativa do referido projeto de lei, Beca destaca que “as crianças que são acompanhadas pelos pais têm melhor desempenho escolar e maior estabilidade emocional”. Ele argumenta que “a escola é o primeiro espaço social em que a criança passa a conviver. Mas a família não pode abrir mão da socialização primária, construindo valores, regras de convivência, limites e referências que estruturam o filho como indivíduo”.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aponta que a troca de informações entre pais, diretores e professores é importante para um melhor aprendizado por parte do aluno.

“As pesquisas comprovam que o acompanhamento dos pais na vida escolar dos alunos é de fundamental importância. Pois a formação de crianças e jovens é uma ação compartilhada. Uma parceria entre a escola e a família”, avalia o vereador.

A criação do boletim escolar eletrônico também tem como objetivo possibilitar aos alunos um instrumento digital que visa facilitar o seu acompanhamento das notas obtidas nas matérias e frequência escolar.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados