Hemóvel faz campanha de coleta na estação de ônibus Pirajá

Uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está estacionada no terminal de ônibus de Pirajá, em Salvador, a partir desta terça-feira (25), das 8h às 17h. O objetivo da ação é estimular a doação de sangue das pessoas que circulam pelo local todos os dias. O veículo continuará na estação até a sexta-feira (28).

Quem passa pelo local na correria do dia a dia tem a oportunidade de doar sangue, um ato simples de solidariedade que pode ajudar muitas pessoas. É o caso do rodoviário Jason Souza. “Eu tive uma pausa no trabalho e vim fazer minha parte. É muito importante. Quem tiver a oportunidade deve doar também. São trinta minutos que a gente passa aqui que vão ter um impacto muito grande na vida de muitas famílias.”

Para a assistente social da fundação, Marlene de Castro, a participação das pessoas é fundamental. “Todos os dias um grande fluxo de pessoas passa por este terminal. Nosso objetivo é aproximar o Hemoba dos cidadãos. Cada doador pode ajudar a salvar até quatro vidas com uma única bolsa de sangue. Estamos com um estoque bastante reduzido e precisamos que as pessoas venham doar. Quanto mais pessoas, melhor. Por isso, estamos num lugar estratégico como este”.

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ao procedimento, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal. Quem tiver sido vacinado recentemente contra febre amarela deve esperar quatro semanas, a contar da data da vacinação, para doar.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados