Encontro de ministros da Cultura de língua portuguesa é aberto em Salvador

Em quatro anos, Salvador recebeu um salto de investimentos na área da cultura, promovidos pela Prefeitura. A capital baiana saiu dos R$500 mil para R$50 milhões em quatro anos. Este foi um dos pontos destacados pelo prefeito ACM Neto durante abertura do X Encontro Ministros da Cultura CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (3), no Forte São Diogo, e contou com a presença de nove ministros da Cultura, dentre eles o do Brasil, Roberto Freire, além do governador Rui Costa, dos secretários municipal e estadual de Cultura, Cláudio Tinoco e Jorge Portugal, e demais autoridades.

Dentre os investimentos realizados pela administração municipal e salientados pelo prefeito estão as reformas dos fortes São Diogo e Santa Maria, na Barra, que abrigam os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana. Além disso, também foram recuperados o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e a Casa do Benin, além da instalação da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai. Dentre as próximas ações está a instalação do primeiro Centro Boca de Brasa, no Subúrbio Ferroviário, e o Museu da Música Brasileira, no Comércio – este último em fase de projeto.

O prefeito também agradeceu, de forma antecipada, pelo título de Cidade da Cultura, a ser concedido nesta sexta-feira (5), Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Pelos Países Lusófonos. “Como a primeira capital do país, Salvador ajudou a formar a cultura brasileira. Agradecemos muito pelo título e tenham certeza de que a cidade fará jus a esta ação. A cidade que é conhecida por realizar a maior festa popular do mundo (o Carnaval) se orgulha em abrir as portas para a realização deste encontro”.

O ministro brasileiro lembrou que a cultura se torna ainda mais necessária em um mundo cujo clima parece estar em permanente ameaça, devido aos casos de discriminação e intolerância. “A CPLP é um grande exemplo de cooperação de paz entre os povos”. Roberto Freire elogiou ainda Salvador pela organização do evento. “Não poderia ter melhor palco para a realização deste encontro do que Salvador, conhecida pela mescla de manifestações e representações de culturas ameríndias. A Prefeitura teve um papel crucial para o sucesso da CPLP”.

Objetivo – O X Encontro Ministros da Cultura CPLP prossegue nesta sexta-feira (5), com uma coletiva com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire, às 13h, no Hotel Pestana Convento do Carmo. O evento reúne autoridades de nove países e traz como centro das discussões o fortalecimento da língua portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma.

Além disso, o encontro visa fomentar os intercâmbios culturais, reforçar os laços históricos e promover iniciativas comuns que valorizem o espaço de expressão linguística a que pertencem os países da CPLP. A atividade é realizada pela passagem do Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Pelos Países Lusófonos, celebrado em 5 de maio. Participam do encontro autoridades do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Durante a atividade, Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018. Também será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade. Será anunciada ainda a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Está previsto o apoio a iniciativas internacionais de produção cultural.

Programação cultural – A Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), desenvolveu uma programação gratuita especial para o período. Iniciada na terça-feira (02), as atrações prosseguem até o domingo (07). Dentre os destaques está a última semana da exposição “De Timor Leste a Portugal: um olhar brasileiro”, que pode ser visitada das 14h às 19h, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

A mostra reúne imagens registradas pelo fotógrafo Valmyr Ferreira durante oficinas de teatro, interpretação, improvisação, iluminação e caracterização realizadas gratuitamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal. A ideia da exposição foi da produtora brasileira Tania Pires e surgiu durante o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) de 2010, no Rio de Janeiro, evento que ocorre há dez anos.

A Casa do Benin, no Pelourinho, traz de volta a Exposição Telas da Cidade, que pode ser conferida das 10h às 17h. A mostra foi montada com obras do acervo do Museu da Cidade que retratam Salvador e seus encantos.

Quem visitar o local, ainda pode apreciar a Exposição Permanente Pierre Verger, que apresenta objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. A maioria do acervo pertence à coleção do antropólogo e fotógrafo francês.

O Cinema na Praça leva os filmes “Axé” e “Jonas e o Circo Sem Lona” para o Largo do Santo Antônio, nesta sexta-feira (5), sempre às 19h. A ação é composta por uma van com telão e projetor, exibindo filmes gratuitamente em praças da cidade.

No Mercado Modelo, o Viver o Mercado começa na sexta-feira (5), às 19h, o Pôr-do-sol no Mercado com o grupo Suinga. No sábado (6), acontece mais uma edição do Encontro com as Baianas, que recebem os visitantes vestidas a caráter, posando para fotos e contando a história do Mercado Modelo, além de distribuir muito sorriso e alegria para baianos e turistas gratuitamente. No domingo (7), às 10h30, o grupo Filhas de Gandhi animam o Domingão no Mercado. No mesmo dia, na Igreja do Carmo, no Pelourinho, acontece o Concerto nas Igrejas, às 11h.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados