Augusto Castro quer instituir Dia de Combate à Tuberculose na Bahia

O deputado Augusto Castro (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa instituindo o 24 de março como o Dia de Combate à Tuberculose na Bahia. Se aprovado, o projeto prevê que nesta data serão desenvolvidas ações como palestras, debates, caminhadas, seminários, congressos e outras atividades que ajudem na promoção da saúde e prevenção a tuberculose, em escolas e universidades públicas e privadas, na Assembleia Legislativa, nas câmaras de vereadores e demais órgãos públicos estaduais. De acordo com o projeto, as ações previstas na lei ficarão sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o projeto, o deputado objetiva prover orientações e esclarecimentos sobre o contágio da tuberculose por meio de campanhas educativas e preventivas, implantar medidas para o controle e eliminação da tuberculose, realizar estudos e cursos de atualização para profissionais da área de saúde, realizar monitoramento no tratamento de pacientes com a doença e despertar o interesse da sociedade e do poder público na prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Sobre a data, o deputado explica que a “escolha do 24 de março é uma homenagem ao dia da descoberta da bactéria responsável pela tuberculose, pois foi nele Robert Koch, médico patologista do século XIX, anunciou a Mycobacterium Tuberculosis. E também por já ser o Dia Mundial da Tuberculose”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados