Campanha Maio Amarelo faz ação educativa em semáforos da cidade

A Transalvador promoveu nesta segunda-feira (8) mais um dia de ação de conscientização para a campanha do Maio Amarelo, movimento que visa mobilizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No início da tarde, sete agentes se reuniram próximo ao Largo dos Mares para distribuir panfletos informativos e expor cartazes e faixas com mensagens educativas como: “Todos juntos fazem um trânsito melhor”, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, “Avance no respeito, não avance na faixa”, “Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro”.

A abordagem foi feita na sinaleira da Rua Martins Tourinho. Motociclistas, motoristas e ciclistas que passavam pelo local recebiam três tipos de cartilhas informativas, específicas para cada tipo de condutor, pontuando direitos, deveres e dicas de segurança. Dentre as orientações dispostas nos panfletos para os motociclistas estavam: usar capacete e exigir que o carona também utilize o equipamento

Para os ciclistas, o informativo dava dicas de tráfego e segurança em pistas, ciclovias, ciclofaixas, meio-fios e passeios. Para os condutores de carros, as instruções ensinavam a respeitar a faixa dos pedestres, transitar em velocidade moderada e sempre usar o cinto de segurança.

“A campanha é para conscientizar as pessoas que pequenas ações fazem grande diferença no trânsito”, explica o chefe do setor de campanhas educativas da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), Lenildo Galdino. Na ocasião, uma agente simulou atravessar a faixa de pedestre como cadeirante. A ideia era mostrar, para os motoristas, que portadores de qualquer deficiência precisam ter preferência na hora de atravessar uma via.

As ações do Maio Amarelo, que contam com parceria da empresa Nutricash, acontecem nos semáforos desde o dia 3 na Av. Sete de Setembro, Campo Grande, Cidade Baixa e Brotas. Em paralelo a essa iniciativa, outras medidas educativas acontecem em escolas públicas, privadas e empresas. A Transalvador promove nos próximos dias 12, 16 e 18 de maio palestras de conscientização e direção defensiva para motoristas profissionais nas garagens das empresas de ônibus.

Já nas manhãs e tardes dos dias 18, 19, 22 e 24 de maio, as palestras serão voltadas para um público diferenciado: os filhos de motoristas de ônibus do Consórcio Integra Salvador Norte. A ação especial busca envolver ainda mais o profissional, estimulando o trânsito seguro também no meio familiar, fazendo dos pequenos agentes multiplicadores em seus lares. Os motoristas da Prefeitura de Salvador, atuantes nas Prefeituras-Bairro, também participarão de palestra na Transalvador, marcada para 14h do dia 26. Todos receberão orientações de conduta adequada no trânsito.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados