Servidor ganha folga por ir e voltar do trabalho de bicicleta

Utilizar a bicicleta como meio de transporte pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, além de não poluir o meio ambiente. Pensando nesses benefícios, o encarregado Eleandro Pereira, 58 anos, utiliza a bike todos os dias para se deslocar de sua casa, no bairro de Pernambués, até o Parque da Cidade, no Itaigara, onde trabalha. Ele é funcionário da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis) já ganhou um dia de folga por ir e voltar ao trabalho de bicicleta.

Esse benefício foi instituído pela Secis através da Portaria 003/2017. Desde fevereiro, todos os funcionários da pasta que se deslocam de bicicleta de sua residência até o trabalho, durante 15 dias úteis no mês, tem direito a uma folga no serviço. A medida está em fase de análise pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e pode ser extensiva a outros órgãos e repartições públicas municipais.

“Utilizo a bicicleta como meio de transporte há 16 anos. Para mim, é uma forma de praticar esporte, cuidar da minha saúde e ainda de ter lazer. Essa portaria é maravilhosa. Espero que os colegas de trabalho se interessem por mais esse estímulo. E vale muito a pena pela saúde”, disse o encarregado. Em sua primeira folga programada, Eleandro pôde aproveitar melhor a convivência familiar em um passeio. Para a próxima folga, ele planeja colocar em ordem algumas atividades domésticas.

De acordo com o titular da Secis, André Fraga, esta proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte pelos servidores do município tem como objetivo ampliar um debate sobre saúde e sustentabilidade na sociedade. “A importância desta portaria é trazer para o poder público um um fomento ao uso da mobilidade ativa que traz diversas contribuições para o cidadão, seja colocando menos um carro nas ruas ou tornando o servidor mais ativo e saudável”, explicou Fraga.

Fraga também destacou que, desde que a portaria foi instituída, a Secis recebeu várias solicitações de informação de órgãos de outros estados para conhecer melhor a iniciativa e saber de que forma ele foi implantado em Salvador. Em breve a secretaria dará início a uma campanha interna com divulgação de informações, cartazes e rodas de conversa sobre os benefícios de utilizar a bicicleta para se locomover.

Vai de bike – A dica para quem deseja utilizar a bicicleta no dia a dia, seja como transporte ou como atividade de lazer, e não possui uma bike, é usar as “laranjinhas”, bicicletas públicas disponíveis em 40 estações de compartilhamento espalhadas pela cidade. Desde que foram implantadas, através do Movimento Salvador Vai de Bike, as “laranjinhas” já realizaram 766.343 mil viagens.

Atualmente, Salvador dispõe de 133 km de sistema cicloviário implantado, incluindo ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas. Os ciclistas ainda contam com dois bicicletários públicos situados nos bairros da Barra e Ribeira e 600 paraciclos localizados em pontos estratégicos da capital.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados