Prefeitura vai desapropriar nos próximos dias casarões na Rua da Bélgica

Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já estão no casarão na Rua da Bélgica, no Comércio, onde parte da estrutura interna cedeu na tarde desta terça-feira (23). Não houve feridos. O imóvel, que é privado, fica dentro da poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao lado de outros dois terrenos, o casarão será desapropriado pela Prefeitura para a construção do Museu da História de Salvador e do Arquivo Público da cidade.

No total, serão desapropriados pela Prefeitura sete imóveis, todos próximos ao Mercado Modelo. Além de abrigar o Museu da História e o Arquivo Público, esse conjunto arquitetônico, que está abandonado, vai abrigar também o Museu da Música. As desapropriações, no valor total de R$1,8 milhão, foram garantidas na Justiça após esgotadas as tratativas com os particulares. O depósito será feito em juízo pelo Executivo municipal nos próximos dias – a data limite é 3 de julho.

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), responsável pela implantação dos novos equipamentos culturais, estão no local do desabamento de hoje para verificar os eventuais prejuízos ao projeto. A Secult já instruiu o processo para contratação emergencial do escoramento da Casa dos Azulejos, onde vai funcionar o Museu da Música. Essa intervenção será executada pela Sucop

Esses três novos equipamentos culturais serão construídos com recursos de financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O financiamento para o Prodetur será assinado pelo prefeito ACM Neto com o BID no início de junho.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados