Unidade de saúde reúne fumantes para programa de controle do tabagismo

A Unidade de Saúde da Família (USF) Candeal Pequeno, em Salvador, reuniu pacientes do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, na tarde desta quarta-feira (31), para mais um dia de terapia e acompanhamento com profissionais da área. Na oportunidade, os participantes celebraram o Dia Mundial sem Tabaco e aproveitaram para interagir em uma terapia de grupo, dirigida por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, enfermeira, odontóloga, agente comunitário e estagiários da Escola Bahiana de Medicina.

Frequentadora do programa há seis semanas, a manicure Janete Santos, 65 anos, saiu do município de Simões Filho para mais um dia de tratamento. Ela, que é fumante há mais de quatro décadas, diz que já percebe melhoras significativas em sua saúde. “Deixei o cigarro de sexta-feira para cá. Logo após eu tomar os medicamentos receitados no programa, comecei a enjoar do cigarro e não sinto mais as dores nas pernas que eu sentia”, comemorou.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Candeal Pequeno, o programa de controle do tabagismo acontece todas as quartas-feiras, de 14h às 17h. A iniciativa é dividida em dois momentos: de 14h às 15h30, os pacientes participam de uma terapia de grupo e falam das suas vivências como tabagistas, trocando experiências e dando dicas aos colegas de como suportar as crises de abstinências do cigarro. Na ocasião, os integrantes também recebem suporte em educação alimentar.

A etapa seguinte consiste em tratamento medicamentoso, quando os pacientes recebem consultas individuais. “Coisas que eles não quiseram falar no momento da terapia de grupo, podem falar conosco a sós”, conta a médica e coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo da USF Candeal Pequeno, Maria das Graças Prisco.

Além do atendimento pessoal, os fumantes recebem gratuitamente medicamentos à base de nicotina e antidepressivos, conforme a necessidade apontada nos exames e numa triagem que avalia o grau de dependência. Cada grupo inserido na ação recebe tratamento por oito semanas. “Finalizado todo o processo, convidamos cada pessoa que participou das atividades para uma terapia mensal de grupo, durante um ano”, salienta a coordenadora Maria Prisco. Ela reforça que a ideia do acompanhamento regular serve para evitar recaídas.

Inscrição – Quem tem dificuldades de parar de fumar pode participar do Programa Municipal de Controle do Tabagismo em qualquer uma das 45 unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Quatro dessas unidades estão em reforma, mas a lista das em funcionamento segue abaixo. A inscrição pode ser feita presencial ou por telefone. Após a inscrição, é feita uma triagem clínica onde são solicitados exames preliminares para ver se o paciente está apto a participar da ação.

A médica Maria das Graças Prisco revela o sucesso do programa em Salvador, que cada vez ganha mais adeptos. “Vamos fechar essa turma no próximo dia 14. Já temos uma lista imensa de inscritos para o dia 21. Hoje em dia, é difícil um programa que leve um tratamento do início ao fim. Nele não há falta de disponibilidade de medicação, e temos uma equipe muito comprometida.”

O militar Sílvio Correia, 51, se mostrou surpreso com o atendimento oferecido pelo programa, tanto na parte clínica quanto na parte terapêutica. “Muito bom mesmo. Todos atenciosos. Já tentei parar de fumar algumas vezes e sempre retornei. Por isso busquei o apoio aqui porque há uma ação multidisciplinar. Não é apenas o remédio, mas tem o atendimento do pessoal de saúde, tem integração entre o grupo. Tudo isso me estimula a dar continuidade a essa tentativa de deixar o tabagismo.”

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados