Pedido de proteção do ecossistema marca Dia do Meio Ambiente na Câmara

No dia dedicado a melhorar a conscientização, a conduta e a responsabilidade de indivíduos e empresas quanto à preservação do meio ambiente, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão solene regimental para debater as questões ambientais do município. A atividade pelo Dia Mundial do Meio Ambiente aconteceu no Centro de Cultura da Câmara e foi presidida pela vereadora Marcelle Moraes (PV). A abertura da sessão foi feita pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM).

“Hoje é uma sessão regimental para discutirmos a conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente. Devemos cobrar e incentivar os poderes públicos para que produzam iniciativas para melhorar uma situação que não é favorável. Não somente para preservar, mas também para reverter tudo aquilo que já foi feito de prejudicial”, afirmou a vereadora Marcelle Moraes.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16). Por esse motivo, a data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente e tem o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para o perigo do descaso com os recursos naturais.

“Falar do meio ambiente é necessário. Essa é uma bandeira suprapartidária. Temos muito pouco a comemorar neste dia. Aqui em Salvador, por exemplo, somos banhados por uma baía belíssima, mas que está totalmente poluída. O descaso do estado permite que navios venham de Santos lavar seus tanques aqui. Precisamos fortalecer a fiscalização e as políticas ambientais na Bahia”, afirmou o deputado estadual Marcell Moraes (PV).

O secretário da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga, destacou as ações da prefeitura para a preservação do meio ambiente. “A questão ambiental é uma grande oportunidade para a cidade se preparar para uma agenda global. A prefeitura tem feito muitas ações no sentido de preservação. Nos últimos anos lançamos o IPTU Verde, a Política Municipal de Meio Ambiente, o Plano Diretor de Arborização, coleta seletiva e plantamos mais de 50 mil mudas de árvores”, pontuou Fraga.

Para o coordenador da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador, Kaio Moraes, o órgão coopera para com manutenção do meio ambiente da cidade. “Não lidamos com lixo, isso é coisa de aterro, cuidamos da limpeza do município. Uma atitude consciente para com o meio ambiente, pois quando os nossos garis tiram todos os materiais descartados que se acumulam em nossas ruas, dando apoio às cooperativas, fazemos com que todo o material seja reciclado. A partir daí ele passa a ser uma ação responsável”, afirmou Kaio.

O chefe de Gabinete do Executivo Municipal, João Roma, também marcou presença na sessão. “O dia de hoje é de fato muito importante, pois o tema é uma pauta que está na agenda nacional e também mundial. Tornar a cidade mais agradável, despertar a consciência para o meio ambiente, isso tudo é uma obrigação para cada cidadão da cidade. Precisamos estar conectados com o meio ambiente, protegendo e sabendo que cada um de nós temos um papel nesse ecossistema”, afirmou.

Por fim, o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior, revelou que é uma determinação do Executivo Municipal a criação de políticas municipais relacionadas com meio ambiente. “Já estivemos conversando com o secretário de Cidade Sustentável no sentido de atitudes e ações transversais com a nossa secretária.

Também participaram da sessão regimental o vereador da cidade de Wagner/BA, Helder Leite (PV), além de representantes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA) e da Guarda Civil Municipal de Salvador. Na abertura dos trabalhos, o Hino Nacional foi executado pela banda de música da Guarda Municipal.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados