Prefeitura inicia reforço da estrutura do futuro Museu da Música Brasileira

A Prefeitura deu o primeiro passo para a instalação do futuro Museu da Música Brasileira, no imóvel conhecido como a Casa dos Azulejos Azuis, no Comércio. A ação de reforço da estrutura por meio de escoramento foi autorizada no local nesta segunda-feira (5), pelo prefeito ACM Neto. Coordenada pela Sucop e executada por uma empresa especializada, contratada por meio de licitação, a intervenção tem duração de seis meses e conta com investimento de R$945 mil.

O prefeito explicou que a decisão de desapropriar o imóvel, um dos mais antigos da cidade, ocorreu devido à situação muito delicada da estrutura. O escoramento é a primeira etapa de toda a recuperação do prédio, que abrigará um importante equipamento histórico e turístico de Salvador em frente à Praça Cairu, um dos locais de maior fluxo turístico da capital baiana.

“A implantação do Museu da Música Brasileira aqui é uma demonstração clara da administração de valorizar o Centro Histórico da cidade e, sobretudo, de preservar o nosso patrimônio. Vamos ter, no futuro, um cartão-postal que vai ser visitado por pessoas do Brasil e do mundo inteiro e que, acima de tudo, vai mostrar a força da nossa cultura”, completou ACM Neto.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, salientou que a intenção das ações de reforço na estrutura interna do futuro Museu da Música Brasileira é de preservar a história de um casarão importante para o acervo do Centro Histórico de Salvador. Além do casarão, outros três imóveis também foram desapropriados pela Prefeitura e passarão por ação de preservação da estrutura. A inciativa é realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Estiveram também na ocasião o vice-prefeito Bruno Reis; o chefe de Gabinete, João Roma; o superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro; o ouvidor-geral do Município (OGM), Humberto Viana; e o gestor da Prefeitura-Bairro Centro, Ian Mariani, dentre outros gestores.​

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados