Ato público celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Nesta segunda-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, será realizado o ato público “#Chega de Trabalho Infantil”, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, das 8h às 12h. O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa), que reúne diversas entidades da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, como Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Defensoria Pública, Tribunal Regional do Trabalho e ONGs, além da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“As ações têm, como meta, integrar diversas entidades e instituições atuantes no combate e fiscalização do trabalho infantil, juntamente com a comunidade, para conscientizar e mobilizar a população quanto à importância da promoção da garantia dos direitos das crianças e adolescentes”,destacou a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Bahia, gerido pela SJDHDS, Ivana Luna. “Esse tipo de evento é fundamental para fortalecer a articulação e a atuação de combate ao trabalho infantil”, enfatizou.

A programação, inteiramente gratuita, inclui oficinas, capacitações, apresentações de teatro e dança, jogos e atividades recreativas, e contação de histórias. “São oficinas de aprendizagem e atividades lúdicas dentro da nossa proposta de sensibilizar, em especial, os estudantes, que são nosso público-alvo”, afirmou Ivana, acrescentando que foram convidadas quatro escolas públicas da região, além da própria comunidade.

Já na terça-feira (13), às 8h, a SJDHDS promove, em parceria com a Setre, uma ação de conscientização na unidade central do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia – Av. ACM), com apresentação teatral e de música. “Vamos aproveitar esse momento de espera, enquanto as pessoas ainda não foram atendidas, para promover a ação, seguida de uma pequena apresentação do Peti e das nossas principais ações”, pontuou a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na Bahia.

Às 15h30, as duas secretarias realizam Sessão Especial “Os Efeitos do Trabalho Infantil e as Ações para Erradicação em Salvador”, na Câmara Municipal de Salvador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados