Prefeitura realiza festa junina em Unidades de Acolhimento Institucional

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) realiza, nesse mês de junho, festas juninas e em homenagem ao Dia dos Namorados nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) sob responsabilidade da Prefeitura. Nesta segunda-feira (12), a festa ocorreu na UAI de Amaralina, na Rua Visconde de Itaboraí. Seis famílias, que antes viviam em situação de vulnerabilidade social, participaram do evento com som ao vivo, jogos, apresentação de quadrilha e comidas típicas.

Antes que todos caíssem no forró pé de serra de cantores como Luíz Gonzaga e Adelmário Coelho, as mulheres realçaram a beleza com um toque especial. Batom, lápis de olho, rímel e base deixaram as moradoras da unidade ainda mais belas na oficina de maquiagem. Depois de tudo pronto, foi momento de participar de brincadeiras, como a da colher e o bingo, concorrendo a brindes diversos.

Presente na festa, a titular da Semps, Tia Eron, ressaltou a importância do evento. “A mensagem dessa festa é que eles estão em família, estão em casa, porque são ações como essa que fortalecem os vínculos. Essa festa junina é apenas um complemento da interação e da qualidade que esse local oferece. Tem que festejar, é cultura nossa que pulsa no nosso coração. Onde houver pessoas haverá festa”, disse.

Nataline Conceição, uma das moradoras da unidade, aproveitou a festa, que uniu São João e Dia dos Namorados, para dançar um forrozinho ao lado do esposo. “Para mim é a melhor coisa. Há muito tempo eu não brincava o São João, agora estou gostando demais. Passar festas nas ruas é muito triste”, disse. O ambiente foi todo decorado com bandeirolas e flores de papel produzidas pelos próprios moradores nas oficinas de artesanato. Milhos, amendoins, bolos e pipoca coloriam a mesa do abrigo.

“Em todas as datas comemorativas, como Natal, Réveillon e carnaval, nós temos festas. A gente sempre faz evento. Para eles é um momento de lazer, uma alegria diferenciada na vida deles. É o período em que eles interagem ainda mais com funcionários e outros moradores”, contou a coordenadora da unidade de Amaralina, Roberta Bastos. Outras quatro Unidades de Acolhimento Institucional estarão em festa esse mês, em dias alternados, até o dia 22 de junho.

Confira as datas:

13/06 UAI San Martin – comemoração do Dia dos Namorados e encerramento com almoço.

20/06 UAI San Martin – Café da manhã, almoço e comemoração da festa junina.

21/06 UAI Pau da Lima – Café da manhã, almoço e comemoração da festa junina.

21/06 UAI Vasco da Gama – Café da manhã, almoço e comemoração da festa junina.

22/06 UAI Itapuã – Café da manhã, almoço e comemoração da festa junina

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados