Base comunitária leva ginástica rítmica a crianças do Bairro da Paz

Aos poucos, crianças e adolescentes chegam à Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz, em Salvador, nesta quinta-feira (29). Elas não estão buscando a Polícia Militar para fazer uma denúncia ou fugindo de algo ruim. O objetivo é participar da oficina de ginástica rítmica. Uma das 18 instaladas na Bahia, a unidade oferece ainda vagas no curso preparatório para o Instituto Federal da Bahia (Ifba). Diversas outras atividades de saúde e cidadania já foram realizadas desde 2012.

Em época de férias escolares, o que estariam fazendo essas crianças se não estivessem ali? Mikaele de Jesus, 10 anos, diz que estaria assistindo vídeos na internet. Juan Dias, 8, afirma que estaria dormindo, comendo ou na televisão. David dos Santos, 12, gostou das brincadeiras. “Vim para cá cedo, encontrei os amigos e estou me divertindo. Gostei das brincadeiras”.

A professora de Educação Física Juliana Farias é a responsável pelas aulas que envolvem também instrumentos com a fita e os malabares. Energia, alongamento, plasticidade, diversão e equilíbrio levados para a vida das crianças. As principais características dessa atividade são a coordenação motora e o ritmo, além da coordenação motora fina. Também é importante a interação social com colegas da mesma e de outras idades.

“Eu gosto de trabalhar o equilíbrio, a compreensão e a calma. Hoje vivemos em uma sociedade muito violenta. A gente tenta conseguir alcançar a paz pela atividade física. As principais características da ginástica rítmica são a coordenação motora e o ritmo, além da coordenação motora fina. Também é importante a interação social com colegas da mesma e de outras idades”, enfatiza Julina.

A chegada do comandante da base, capitão Henrique Alves, é motivo para uma pausa na aula. As crianças correm para o acolhimento em forma de abraço. “Quando nós chegamos, as crianças viam uma viatura e corriam de medo. Hoje, a gente chega e as crianças têm a satisfação de falar com a gente, de nos abraçar, uma relação de cumplicidade e carinho que a gente conquistou nesses cinco anos de trabalho”.

O comandante informa que a unidade oferece diversos trabalhos e que, no momento, há vagas para o curso preparatório para o Ifba. “Desde 2012, quando a base foi criada, temos vários projetos. O ‘Arte é Vida’ já tem quase quatro anos e é também para crianças. Temos projetos de saúde, tivemos o Outubro Rosa, SAC Móvel, Odontomóvel, e hoje a comunidade se sente protegida e acredita no trabalho da polícia. Outro resultado é a redução de 80%, em número absoluto, de homicídios no Bairro da Paz”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados