Marta indica ao governador obras artísticas em homenagem ao Dois de Julho na Estação Pirajá

Para a vereadora, a Batalha de Pirajá foi um dos marcos principais na conquista da independência da Bahia, processo que consolidou o Brasil como nação independente.

A vereadora Marta Rodrigues apresentou na Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira (29), um projeto de indicação ao governador da Bahia para que denomine a estação do metrô, localizada em Pirajá, como “Estação Pirajá – Dois de Julho”.

No projeto, Marta pede que fiquem expostas nas dependências da estação obras artísticas com a história do 2 de Julho e a importância da batalha de Pirajá na conquista da Independência da Bahia, processo que consolidou o Brasil como nação independente. “Essa homenagem ajuda a dirimir a dívida social do Brasil e, especialmente, de Salvador com a população negra, invisibilizada nas suas lutas, que foram fundamentais para o processo de independência e formação do povo brasileiro”, destacou.

Segundo Marta, a Batalha de Pirajá foi um dos marcos principais na conquista da independência da Bahia, concretizando o fim da colonização portuguesa sobre estas terras. “A Batalha de Pirajá é tida como um dos principais confrontos bélicos na guerra pela Independência da Bahia e foi determinante para a independência, contando com um grande participação de negros, caboclos e índios”, declarou.

A vereadora ressalta, ainda, que a região de Pirajá está inclusa no trajeto do “Fogo Simbólico” que vem do Recôncavo, representando as vilas revolucionárias instaladas na região. “O que demonstra a importância de Pirajá para a independência da Bahia. Precisamos perpetuar nossa história e valorizar os momentos de bravura do nosso povo. Dessa forma, possibilitaremos que a população soteropolitana e os turistas possam ter acesso a história da região de Pirajá ao utilizar o metrô”, disse.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados