Delegação brasileira do Mundial de Atletismo Paralímpico terá atletas de todas as regiões

Todos as regiões do Brasil estarão representadas na delegação que embarca no próximo domingo, 9, a Londres (Grã-Bretanha), onde será disputado o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico. A equipe nacional será composta por 25 atletas, de 12 diferentes estados, que darão início ao ciclo que culminará nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Do Sudeste vem o maior número de atletas brasileiros. Quase metade da delegação (12) nasceu na região – sendo que São Paulo é o estado que mais enviará competidores para o Reino Unido, com seis. Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (2) e Espírito Santo (1) também terão representantes.

O Norte e o Nordeste do país têm tradição em produzir medalhistas paralímpicos, como Edson Pinheiro, Mateus Evangelista (Norte) e Yohansson Nascimento e Petrúcio Ferreira (Nordeste). Cada uma das regiões enviará quatro atletas para o Mundial.

Assim como o Centro-Oeste, de onde vem o atual campeão paralímpico do salto em distância T11 (para cegos totais), Ricardo Costa Oliveira. Emerson dos Santos Lopes é o único representante do Sul do país. Natural de Lages, em Santa Catarina, ele é competidor da classe F46 (má-formação no braço direito).

Nove atletas que compõem o time brasileiro integram pela primeira vez a delegação nacional em um Mundial de Atletismo. Dezessete dos atletas estiveram presentes nos Jogos Paralímpicos no Rio 2016, sendo que 12 deles conquistaram medalhas. Dez dos 25 atletas também competiram em Doha, no Catar, onde aconteceu a última edição do evento, em 2015.

Esta será a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países são esperados nas 213 disputas por medalha, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze. (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados