Programa Mais Infância capacita professores de creches escolas comunitárias

Professores de creches escolas comunitárias de Salvador, participaram, neste sábado (8), do 5º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). As aulas acontecem através do Programa Mais Infância, que tem como objetivo qualificar, até o final deste ano, cerca de 400 profissionais para atender melhor as crianças de 0 a 5 anos que são atendidas pelas creches.

Os encontros de formação são gratuitos e acontecem no segundo sábado de cada mês, o curso tem carga horária de 40 horas, com direito a certificação. De acordo com o o diretor do Centro de Formação, Manoel Calazans. O projeto envolve a formação de professores e o acompanhamento das creches comunitárias. “O objetivo é melhorar a infância no estado da Bahia. Estamos capacitando esses professores para que eles tenham maiores habilidades e desenvolvam estratégias pedagógicas melhores”, afirma.

Ao longo do ano, os professores serão qualificados em temas pedagógicos voltados para a educação infantil. Neste sábado, eles participaram de uma oficina de contação de histórias, como explica a palestrante Luciene Santos, doutora em educação. “Eles aprendem a falar com mais sensibilidade e a ter um canal de comunicação mais aberto. É o que as crianças precisam. Uma educação pautada pela sensibilidade. É fundamental porque na educação, a gente mexe com identidade, ancestralidade e outras temáticas importantes para o desenvolvimento de adultos funcionais”.

O programa foi desenvolvido pelas VSBA para aprimorar a qualificação dos educadores que não podem realizar cursos específicos voltados para as áreas em que atuam. A professora Darlete Santana, que participou do encontro pela terceira vez, já aplica os conhecimentos adquiridos. “Nós aprendemos entrar no universo das crianças e interagir com elas de uma maneira que faz com que se abram e confiem mais no nosso trabalho. É importante também porque melhora nossas capacidades profissionais. Aprendemos também sobre como atender melhor.”.

O lançamento do Programa Mais Infância aconteceu no dia 10 de março, na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), com a participação da Primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, e autoridades estaduais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados