Emoção e esperança marcam inauguração da USF Menino Joel pela Prefeitura

Emoção, esperança e realização. A mistura de sentimentos marcou a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Menino Joel, construído pela Prefeitura no Nordeste de Amaralina e que atenderá a cerca de 12 mil pessoas da localidade e adjacências. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (13), contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis, acompanhados dos secretários José Antônio Rodrigues Alves (Saúde), Cláudio Tinoco (Turismo), João Roma (Gabinete) e Marcílio Bastos (Manutenção), além de familiares do homenageado, gestores municipais, demais autoridades, imprensa e população.

Bastante comovido, o prefeito ACM Neto salientou a motivação em dar à unidade de saúde o nome do garoto que morreu em 2010, aos 10 anos, durante uma ação policial no bairro. “Quando foi dada a sugestão de colocar o nome de Joel neste posto, de imediato foi acatada. A compreensão é de que, desta forma, conseguiríamos eternizar o ato aqui no Nordeste e perpetuar a disseminação não de uma palavra de dor, revolta e protesto, mas uma palavra de esperança”, disse.

“Queremos que o dia de hoje sirva para a família como um conforto e reconhecimento da Prefeitura de que a voz da família não será em vão e que a atitude dela pesou para esse reconhecimento. Esperamos que toda a sociedade e autoridades possam desenvolver a consciência de que é preciso ter um outro olhar para a questão da violência em Salvador, uma outra visão de futuro da cidade, que passa pela preservação da vida dos jovens”, completou o prefeito.

O secretário Rodrigues Alves salientou que a USF Menino Joel foi instalada na Rua Professora Avany Argolo em atendimento a uma indicação da própria comunidade. Com esta estrutura, o Nordeste de Amaralina passa a contar com 100% de cobertura de Saúde da Família. Dentre as estruturas disponibilizadas nas imediações estão dois Multicentros: o do Vale das Pedrinhas e o Adriano Pondé, em Amaralina.

Acompanhado pela mãe, esposa e filha, o capoeirista Joel Castro, pai do menino homenageado e também conhecido na região como Mestre Ninha, agradeceu à administração municipal pela iniciativa. “Tenho apenas uma coisa a dizer: muito obrigado por dar a esta instituição o nome de meu filho”, pontuou.

Aproveitando a oportunidade, Mestre Ninha também pediu à Prefeitura atenção especial ao projeto social de capoeira realizado por ele na comunidade do Areal, e que envolve mais de 100 crianças. O prefeito acenou positivamente ao apelo e ainda anunciou mais uma novidade: a autorização para realização das obras de urbanização do canal do Vale das Pedrinhas, que trará mais dignidade e qualidade de vida à população. A intervenção vai se somar a outras já iniciadas ou a serem realizadas pela Prefeitura na região, como a construção da creche na Rua do Gás e da requalificação dos trechos de orla Rio Vermelho/Amaralina e Amaralina/Pituba.

Estrutura – Para a implantação da USF Menino Joel, foram investidos cerca de R$ 1,3 milhões no equipamento que contará com oito consultórios, sendo três deles odontológicos. O posto, que começa a funcionar totalmente a partir da próxima segunda (17), possui estrutura 100% climatizada e adaptada para portadores de necessidades especiais. Serão disponibilizadas três equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal.

Além disso, serão ofertados serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacina, curativo, teste rápido para glicemia capilar, sífilis e HIV/Aids. A estrutura também conta com coleta para exames laboratoriais, além de atender aos programas de hipertensão e diabetes, planejamento familiar e pré-natal, dentre outros da Atenção Básica.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados