Profissional fala sobre a importância da preparação física na vida dos atletas

Conhecido como paixão nacional, o futebol é o esporte mais popular do mundo. No dia 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol, sendo relevante destacar a importância da preparação física na vida dos atletas.

Quando se pensa em preparação física para praticar futebol, sinaliza-se que algumas pessoas praticam o esporte de forma recreativa, em momentos de lazer e outras são atletas profissionais.

O professor do curso de Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública João Lima explica que, a princípio, a preparação física deve ser com foco em aptidão física relacionada à saúde (composta por resistência cardiovascular, flexibilidade, força e resistência muscular esquelética e composição corporal dentro de parâmetros saudáveis). “O trabalho do preparador físico consiste também em preparar o individuo para que ele possa ter condições de liberdade e autonomia no que se refere à vida diária, envolvendo capacidade para deslocamento, trabalho, autocuidado, vivências de lazer”.

Ele ainda complementa que a preparação específica para a prática do futebol deve ser voltada para o foco em aptidão física direcionada às exigências dessa prática, como velocidade de corrida, agilidade, potência de membros inferiores, flexibilidade, resistência, trabalhar controle de bola, habilidades de chute, arremessos, saltos.

“Saliento que, a depender da posição do jogador, da fase de treinamento e da condição individual, a preparação deve ser diferenciada”. Segundo o professor, o treinamento de um atacante, por exemplo, é diferente do treinamento de um goleiro e o treinamento em fase inicial é diferente de treinamento no momento auge de um campeonato (quando o treino é mais específico).

O trabalho de um preparador físico consiste em prescrever avaliação física, prescrição, acompanhamento, supervisão de preparação física individualizada ou para grupos, porém o atleta precisa adotar outras medidas no intuito de garantir sua total integridade física para praticar a atividade, tais como cuidados com a saúde e, de preferência, contando com acompanhamento de uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar, podendo ser composta por profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e odontólogos.

A avaliação física de um profissional e o trabalho desenvolvido por ele podem prolongar o tempo de vida profissional dos atletas, lembrando que através de um programa que compreenda também a prevenção e a otimização da performance dos esportistas acabam proporcionando um melhor conhecimento do funcionamento do seu organismo, relacionado a uma consciência corporal.

O sucesso do desempenho dos atletas no esporte, além dos cuidados com a saúde, está em uma boa preparação física. Ortopedistas afirmam que a falta de preparação adequada, assim como em qualquer atividade física, podem apresentar riscos cardiovasculares no indivíduo, como o infarto. Sendo assim, é imprescindível o trabalho de um profissional formado em Educação Física que se capacitou ao estudar preparação física, acompanhando toda a produção científica da área. Foto: Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados