Salvador: Câmara presta homenagem ao Instituto Steve Biko

Ocorre nesta segunda-feira (31), às 18h, no auditório do Centro de Cultura, uma solenidade comemorativa pelos 25 anos do Instituto Cultural Steve Biko. A iniciativa é do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

O evento terá como tema “Desafios e Estratégias para os Próximos 25 anos”. Na ocasião, ex-alunos, professores e militantes que colaboraram com a fundação da entidade serão homenageados.

Estão confirmadas as presenças da liderança religiosa Makota Valdina, da socióloga e ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Vilma Reis, e da professora e ex-aluna do Instituto Steve Biko, Sueli Santana.

Fundação

Conforme o site da entidade, o Instituto Cultural Steve Biko fundado em 31 de julho de 1992, por iniciativa de professores e estudantes negros e negras que, de forma pioneira, criaram o primeiro curso pré-vestibular voltado para negros no Brasil.

Em muitas reuniões nos jardins da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, no Centro de Salvador, e embasados nas lutas antirracistas ao redor do mundo, viu-se a urgente necessidade de reunir a militância negra em nível nacional ao redor da educação.

O Instituto Biko surge, então, buscando a inserção dos negros no espaço acadêmico como estratégia para sua ascensão social e o combate à discriminação racial.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados