Mulheres negras são premiadas em sessão especial na Câmara de Salvador

Foi comemorado na última terça-feira, 25 de julho, o Dia da Mulher Negra e Latina Caribenha, de iniciativa da vereadora Ireuda Silva (PRB), com homenagens a diversas representantes femininas.

As homenageadas receberam o Prêmio Maria Felipa, que teria liderado um grupo de 200 pessoas, entre mulheres e índios tupinambás e tapuais nas batalhas contra os portugueses que atacavam a Ilha de Itaparica, a partir de 1822.
Uma das homenageadas foi a pugilista Adriana Araújo. A jornalista Ana Portela se disse “consternada ao ser homenageada com o Prêmio Maria Felipa, porque ela foi na realidade uma libertadora de negros. Não tem preço integrar este evento. O que Ireuda Silva está fazendo aqui é valorizar o empoderamento feminino e negro”.

Para a cantora e compositora Margareth Menezes sua premiação foi “um reconhecimento da cidade de Salvador a nosso trabalho e trajetória. Aliás uma história que não é feita só por mim, pois há toda um a equipe ao meu lado. E o valor é mais especial porque Maria Felipa foi uma verdadeira heroína”.

A mesa do evento foi composta por Tia Eron, titular da SEMPS Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Marlilda Barbuda, prefeita de Itaparica, major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, deputado estadual José de Arimatéia (PRB) e Marilda Marcela, titular da Delegacia da Mulher em Salvador. Carol Machado e Tereza Coelho, do Movimento Maria Felipa, também estiveram presentes à mesa.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados