Resorts de Mata de São João se unem em projeto de distribuição de bolsas de estudos para o ensino médio

Em uma iniciativa inédita, o Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Mata de São João (Sindihmat), com colaboração do Instituto Imbassaí e participação dos resorts do município que integram a chamada Linha Verde, lança, no próximo dia 6, um programa de educação exclusivo para atender estudantes que são colaboradores dos empreendimentos e que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas das comunidades de Mata de São João, no litoral norte da Bahia.

Ao todo, 100 bolsas de estudo já foram distribuídas para que os estudantes tenham acesso a uma plataforma digital, o Explicaê, com aulas de reforço escolar.

“Nosso objetivo é ampliar a capacitação dos jovens, incentivar que sigam estudando, se preparando para ingressar e se formar no ensino superior, além de estimular a competitividade entre os profissionais na operação, possibilitar que alcancem funções de maior responsabilidade nos empreendimentos, na área de chefia e até gerencia departamental”, Ailton Barbosa, diretor de Recursos Humanos do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa e presidente do Sindihmat, reforçando que “uma das condições para a bolsa é estar inscrito no ENEM 2017”.

Viabilizado após um ano de conversas e acertos, o programa será inaugurado no dia 6 de agosto, domingo, com uma aula ao vivo no Colégio Estadual Alaor Coutinho, na Praia do Forte. Ainda estão previstas mais duas aulas presenciais no decorrer deste semestre. Os alunos bolsistas ganham um kit com mochila, caneta, cadernos e camiseta.

Segundo Francisco Oliveira, diretor do Instituto Imbassaí, o fato de uma associação patronal idealizar e implementar este projeto já marca o ineditismo da ação. Para ele, a iniciativa é fundamental para que esses jovens ultrapassem barreiras e tenham mais perspectivas de vida, o que não só traz mais oportunidades à região, mas para toda a comunidade.

“Sabemos que 90% dos alunos do ensino médio na Bahia estão na rede pública de ensino. Porém, apenas esses 10%, que cursa colégios particulares, representa 83% daqueles que ficam com as vagas no ENEM. Ou seja, é muito difícil concorrer com esses estudantes que têm acesso a uma formação privilegiada, o que torna o projeto relevante”, enumera.

Bem aceito pela comunidade, o programa que atenderia apenas o município de São João da Mata, deverá ser ampliado no ano que vem, já que houve interesse de estudantes que moram em Porto Sauipe, no município de Entre Rios e Barra de Pojuca, em Camaçari. São esperados, inclusive, na aula inaugural mais de 400 alunos da região.

Segundo Barbosa, esse é apenas o começo de um projeto mais amplo. “No ano que vem, serão 200 bolsas de estudo. Com o tempo, o programa será ampliado para atender as expectativas e necessidades dos estudantes”, antecipa o diretor de RH do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados