Salvador inicia processo de georreferenciamento de árvores

Quem passa pela Avenida ACM já nota algo de diferente na paisagem. Através de uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), 30 novas mudas – sendo 20 ipês rosas e 10 ipês roxos – foram plantadas no local esta semana. Além da continuidade do projeto de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na avenida, a iniciativa conta também com uma novidade: o georreferenciamento das espécies.

Gerenciada pela própria Secis, a tecnologia prevista no Plano Diretor de Arborização Urbana (Lei 9187/2017) está em fase de testes. O pontapé foi dado na última sexta-feira (28), durante o plantio de árvores frutíferas na Praça Guaratuba, em Stella Maris. A ação funciona da seguinte maneira: após o plantio, através de um aplicativo GPS, é marcado o ponto de localização da muda plantada. Com isso, é feita a fotografia e catalogação da espécie, que envolve a data do plantio, endereço e nome da pessoa que plantou. Os dados são cadastrados na internet.

O cidadão também é envolvido pela Secis neste processo. Pelo site, os cidadãos podem fazer a busca por árvore e saber a localização delas; obter orientações sobre como participar do plantio; e enviar mensagem. Também podem fazer o georreferenciamento das próprias árvores, sendo necessário apenas enviar fotos e a localização do vegetal para a secretaria prosseguir com a catalogação.

As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp, para o número (71) 98549-8453. A ação já foi testada em Stella Maris, onde foram plantados o “Jambeiro da Raiza e da Aline”, o “Cajueiro da Maíra”, a “Pitangueira do Lucas” e diversas outras – todas fotografadas, localizadas e catalogadas no site.

Avanço – A intenção da Secis é de que, somente na Avenida ACM, sejam plantadas 110 mudas de espécies da Mata Atlântica no trecho entre o Parque da Cidade e o posto Namorados. Do total, já estão disponibilizadas no local 71 mudas de ipê, oiti e pau-brasil. Desde 2013, mais de 50 mil espécies foram plantadas na cidade pela Prefeitura. A medida contribui para o aumento da arborização na cidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados