Mesmo com protestos, João Doria é o mais novo cidadão de Salvador

O prefeito de São Paulo, João Doria Júnior, recebeu o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (7), no Plenário Cosme de Farias. Autor da proposta da concessão da honraria, o vereador Felipe Lucas (PMDB) destacou as “profundas raízes soteropolitanas’ na trajetória do homenageado.

Doria agradeceu aos vereadores pela aprovação da honraria e também relatou a “relação afetiva” que tem com a capital baiana. “Hoje é um dia de muita honra para mim. Tenho sangue baiano, aqui também é a minha terra. Salvador e São Paulo estão juntos para fazermos um Brasil muito melhor. Um país que seja verdadeiramente dos brasileiros”, afirmou João Doria.

A sessão foi bastante concorrida e lotou o plenário. Além de Doria e do vereador Felipe Lucas, fizeram parte da mesa: o presidente da Câmara de Salvador, vereador Leo Prates (DEM); o ministro da Secretaria do Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy; o prefeito de Salvador, ACM Neto; o vice-prefeito, Bruno Reis; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, José Eduardo Rocha Rotondano; os deputados federais João Gualberto (PSDB) e Paulo Azi (DEM) e o deputado estadual Sandro Régis (DEM).

“Sangue baiano”

Ao enaltecer a trajetória do gestor de São Paulo, Felipe Lucas afirmou que “não faltaram motivos” para a entrega do título a João Doria. “Apesar de não ter nascido aqui, a cidade do Salvador faz parte da vida e da história de João Doria Júnior. Seu pai, João Agripino da Costa Doria Neto, foi um grande baiano, sempre orgulhoso de sua terra natal. Representou a Bahia na Câmara dos Deputados até ter o mandato cassado com golpe de 1964. O prefeito de São Paulo também é parente de ninguém menos do que Ruy Barbosa, orgulho eterno dos baianos e brasileiros”, justificou.
Além do pai, deputado federal pela Bahia, o bisavô do homenageado, João Agripino da Costa Doria, foi o segundo prefeito de Salvador no período republicano, em 1895.

O papel desempenhado pelo homenageado no comando do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) também foi lembrado por Felipe Lucas. “O incremento do turismo em Salvador se deu justamente no período em que ele esteve à frente da Embratur, na década de 80. Isso atesta definitivamente o merecimento da concessão deste título’, completou.
O prefeito ACM Neto parabenizou Doria pela gestão da maior cidade da América Latina e festejou a parceria estabelecida com Salvador. “[João Dória] É um homem que sabe da importância do Nordeste para todo o Brasil. Que essa honraria sirva para que ele saia dessa sessão ainda mais comprometido com a nossa cidade. Que o seu coração pulse ainda mais de amor por Salvador. Tenho a certeza de que esse título nunca sairá da sua memória. Hoje, Salvador e São Paulo estão irmanadas e de mãos dadas”, celebrou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados