Deputado David Rios propõe alimentação adequada para alunos com restrição alimentar

Projeto de lei que dispõe sobre o fornecimento de alimentação especial na merenda escolar adaptada para alunos com restrições alimentares em todas as escolas da rede pública estadual de ensino foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado David Rios (PMDB).

A alimentação especial deve ser prescrita por profissional de saúde qualificado, legalmente para a função. Na justificativa da proposição, o deputado David Rios destaca que a mesma tem como objetivo a melhoria no sistema de alimentação escolar, posto que a alimentação dos alunos da rede de ensino deve ter atenção especial, razão pela qual o cuidado com o cardápio precisa ser redobrado em casos onde as crianças possuem restrições alimentares.

O número de crianças com diabetes, por exemplo, tem aumentado no Brasil. Levantamentos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, na década de 90, uma em cada 15 mil crianças tinha a doença. Agora, a proporção aumentou significativamente e já é de uma para cada 8 mil. O cardápio para as crianças com restrições alimentares deve atender às necessidades individuais de calorias, nutrientes e compostos para garantir melhores condições de vida e saúde, evitando complicações que possam estar relacionadas à alimentação.

“Neste contexto, o fornecimento de menu diferenciado nas escolas é antes de tudo um direito de nossas crianças e jovens e precisa atender alunos com necessidades nutricionais específicas. Deve ser garantido na forma da lei e regulamentado com a participação de profissionais das áreas envolvidas”, disse o deputado Rios.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados