Câmara lamenta naufrágio e se solidariza com familiares das vítimas

A Câmara Municipal de Salvador lamentou o acidente envolvendo a lancha Cavalo Marinho 1, que naufragou na manhã desta quinta-feira (24) na Baía de Todos-os-Santos, ao sair de Mar Grande em direção a Salvador. A tragédia, envolvendo 120 pessoas (116 passageiros e quatro tripulantes), deixou 18 mortos, segundo confirmação da Capitania dos Portos até o início da tarde, além de muitos feridos e desaparecidos.

O presidente Leo Prates (DEM) manifestou pesar em nome de todos os vereadores e se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas. Ele colocou a Casa Legislativa de prontidão para contribuir no que for possível para a apuração do episódio e trabalhar no sentido de que medidas de segurança sejam adotadas para se evitar novos fatos dessa natureza.

Previsível

Muitos vereadores também apresentaram voto de pesar pelo naufrágio da embarcação. Para Maurício Trindade (DEM), foi uma “tragédia anunciada e previsível”. Além de desconfortáveis, segundo ele, as lanchas oferecem pouca segurança aos passageiros. “As pessoas se aglomeram na parte de cima da lancha, causando desequilíbrio. Vamos cobrar dos responsáveis a apuração do que realmente ocorreu”, concluiu.

A vereadora Ireuda Silva (PRB) diz que recebeu com pesar e consternação a notícia da tragédia. Ela defende que a responsabilidade pelo acidente seja devidamente apurada pelos órgãos competentes. “Espero que Deus conforte as famílias das vítimas”, desejou.

O vereador Téo Senna (PHS) também apresentou pesar pelo acidente com a lancha Cavalo Marinho 1, da Associação de Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), observando que a capacidade da embarcação, que é de 160 pessoas, não estava no limite, já que 116 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo. Ele, que costuma utilizar o serviço com familiares e amigos, recebeu a notícia com tristeza e preocupação.

“É com profundo pesar que lamento este triste acidente. Famílias e estudantes utilizam este meio de transporte diariamente para vir até Salvador para consultas médicas ou para estudar. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que estão passando por este momento de dor”.

Para a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), “o momento agora é de solidariedade às vítimas e de lançar todas as energias positivas possíveis para as pessoas que estavam na embarcação e as que participaram do resgate”. Mas frisa que é preciso aguardar as apurações para saber o que causou esse naufrágio, quais os responsáveis e quais medidas serão adotadas para evitar novos acidentes.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados