Felipe Lucas pede moção de repúdio a vereador que xingou baianos

O vereador de Salvador Felipe Lucas (PMDB) pediu ao plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (4/9) uma moção de repúdio às declarações do vereador do município de Ipojuca, em Pernambuco, Albérico da Colbal. Em um vídeo que circula na internet, o edil pernambucano fez discurso na Câmara da cidade acusando os baianos de “safados” e “desbocados”. “Sou contra a safadeza dos baianos. O que tem de baiano safado nesse município não tem no gibi”, esbraveja o parlamentar na gravação. De forma generalizada, Albérico também sugere que os baianos “traficam de drogas”.

“Lastimo sua postura. Tomar a tribuna para vomitar um discurso de ódio contra os baianos, demonstra que o vereador não tem a mínima capacidade psicológica, emocional e moral de exercer um cargo público”, argumentou Felipe Lucas, que sugeriu à Câmara de Salvador emitir moção de repúdio pela atitude do político, cobrando assim que a câmara de sua cidade exija dele uma retratação.

Ipojuca é município da região metropolitana de Recife, onde está instalado o Estaleiro Atlântico Sul, responsável pela construção de navios petroleiros, gaseiros, conteineiros, de perfuração e plataformas. As ofensas direcionadas aos baianos seria motivada por uma disputa por postos de trabalho nas plataformas. “É um comentário xenofóbico. Se há ilegalidade no caso citado por ele é preciso investigação, não xingamentos e ofensas generalizadas a todos os baianos”, rebate o vereador Felipe Lucas.

“Morei em Pernambuco durante anos, no tempo em que estive à frente do gabinete da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), conheço o povo pernambucano e tenho certeza que eles não mancomunam com esse absurdo”, completou o vereador.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados