Hospital do Subúrbio ganha unidade de telemedicina

A equipe médica do Hospital do Subúrbio já pode se conectar com instituições de saúde de todo o estado, do Brasil e do mundo, através da Unidade de Telemedicina, inaugurada com uma videoconferência e diálogo com outros hospitais nesta terça-feira (5). A troca de informações que só acontecia em grandes eventos, já pode ser feita sem preocupação com a logística.

“A Telemedicina traz logo de cara uma integração com outros serviços oferecidos aqui e fora do país, por meio de videoconferências sobre temas de interesse. Começa com as conferências, mas deve se expandir para algo muito maior como telessaúde, e impactar inclusive no campo das pesquisas“, afirma o coordenador de Ensino e Pesquisa do Hospital do Subúrbio, André Gusmão.

A inauguração da unidade marcou a entrada do Hospital do Subúrbio na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que já conta com mais de 50 instituições cadastradas, incluindo o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), a Rede Sarah de Hospitais, e o Hospital Ana Nery. O novo espaço vai garantir debates, discussões de caso, aulas e avaliações à distância em várias especialidades e subespecialidades médicas, para profissionais da saúde em diversos níveis de formação.

“Quando a gente fala dos residentes de todo o país, esta área de integração digital voltada para a saúde é muito importante, pois contribui para a evolução dos nossos profissionais de saúde e da busca por soluções”, explica o coordenador da Rute, Luiz Messina.

Por meio da Rute são realizados encontros regulares dos Grupos de Interesse Especial, os chamados “SIGs” (Special Interest Groups), e cada um discute um tema específico. Os SIGs promovem sessões de videoconferência ou webconferência, para garantir o fluxo de informações. Atualmente, a rede totaliza 66 SIGs, onde podem ser desenvolvidas parcerias em pesquisa e assistência, em determinada área do interesse.

Para fazer parte da Rute, é necessário solicitar a inclusão e cumprir as etapas obrigatórias, comprovando capacidade técnica, além de apresentar um com a oferta de serviços à rede. A contribuição do Hospital do Subúrbio será a criação de dois SIGs, um em Bioética e outro em Medicina Crítica. Em troca, os profissionais da unidade terão a oportunidade de ampliar discussões e fazer novas relações com instituições.

Lançada em 2006, a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como principais objetivos aprimorar a infraestrutura de comunicação para a telessaúde presente nos hospitais, criar Unidades de Telemedicina e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados