Prefeitura abre licitação para construir 490 novas gavetas em cemitérios

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), abriu licitação para construção de 490 novas gavetas nos seis cemitérios sob a responsabilidade da gestão municipal. O valor para as obras é estimado em R$ 500 mil e o início dos trabalhos ocorrerá logo após o fim do processo. As novas carneiras beneficiarão os cemitérios de Brotas, Itapuã, Paripe, Periperi, Pirajá e Plataforma. A iniciativa se deve à grande demanda assumida pela gestão municipal desde 2016, quando o governo do estado fechou o Cemitério da Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas.

“Com o fechamento da Quinta dos Lázaros, toda a demanda foi assumida pelo município. Nos últimos anos, houve um aumento de 40% da busca por vagas nos cemitérios de Salvador, sendo necessária a construção de novos equipamentos. A previsão é que, até 2019, possamos construir mais 2 mil novas unidades nos seis cemitérios”, afirma o titular da Semop, Marcus Vinícius Passos.

Cremação – Outro serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura é a cremação. O processo ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade e tem capacidade para realizar até duas cremações diárias. O procedimento está disponível em todos os dias da semana e deve ser agendado diretamente com a secretaria, por meio do telefone 3322-1037. A aprovação do pedido leva em conta a comprovação de baixa renda por parte do requerente. Além da cremação, o cidadão tem direito ao velório, com duração de 30 minutos.

A oferta gratuita de cremação ainda é pouco explorada pelo soteropolitano. Em 2016, a Semop registrou somente 114 cremações. Entre janeiro e setembro deste ano, foram executados 180 processos de cremação pela Prefeitura.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados