Alba e UVB-Bahia inauguram a Casa do Vereador em Salvador

“A Casa do Vereador inaugura um novo tempo na política baiana”. “O vereador é o maior exército da política brasileira”. “A vida começa na cidade”. “O vereador é a célula da política”. Frases que expressam a importância do edil no exercício da atividade política no Brasil pontilharam os discursos durante a inauguração da Casa do Vereador, ocorrida na manhã desta terça-feira (3), no 3º andar do Prédio Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia.

A opinião do presidente da Alba, deputado Angelo Coronel (PSD); da presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), Edylene Ferreira (PR) e dos deputados estaduais Aderbal Caldas (PP) e Fabíola Mansur (PSB), respectivamente, deram a tônica à concorrida solenidade, em que vereadores de todo canto do estado e matizes ideológicas de espremeram junto a parlamentares e lideranças políticas e da juventude para acompanhar o ato.

A Casa do Vereador será o quartel-general em Salvador dos cerca de 4.500 vereadores baianos, onde contarão com toda a estrutura necessária em informática para a adoção de providências na defesa dos interesses dos Legislativos municipais, dos mandatos, bem como no fortalecimento do municipalismo baiano.

A criação do espaço, concebido a partir da abertura do diálogo, há cerca de 90 dias, entre os presidentes Angelo Coronel (Alba) e Edylene Ferreira (UVB-BA), vai disponibilizar ainda aos edis assessoria jurídica, cursos de capacitação e orientação em processos legislativos. O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, no mesmo horário da Alba.

Ao destacar a importância de elevar o diálogo entre a Alba e as Câmaras Municipais, um dos principais propósitos para a instalação da Casa do Vereador, Angelo Coronel voltou a defender a independência e a altivez dos legislativos, para que não sejam meros carimbadores das proposições dos Executivos.

Chefe da Alba parabenizou os edis pelo espaço, falou de sua satisfação em poder concretizá-lo e chamou de brilhante o trabalho de Edylene Ferreira à frente da UVB. “Estou realizado com esta Casa. O lugar do vereador deve ser mesmo junto ao Legislativo estadual. Não poderia ser na sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), pois o papel do vereador é fiscalizar, e o do prefeito é executar e por isso deve ser fiscalizado”, disse.

GOVERNO ILEGÍTIMO

Coronel condenou práticas que têm contribuído com a criminalização da atividade política no país e exortou os deputados federais a trabalharem mais pelo Brasil. “Existem bons deputados, mas a maioria tem enlameado a política no Brasil. Temos um Congresso Nacional a reboque de um governo federal ilegítimo”, condenou o presidente da Assembleia baiana.

Edylene Ferreira enfatizou que a Casa do Vereador representa uma “valorização do maior exército da política brasileira. Coronel está de parabéns por trazer para dentro do Legislativo da Bahia a maior representação da classe política. A população das cidades, sem dúvida, será a maior beneficiada com esta medida”, salientou Edylene, estampando a felicidade de quem contabiliza outra grande vitória na gestão.

Deputada Fabíola Mansur observou que o espaço vai encurtar a distância entre o Legislativo estadual e os mandatos municipais, além de aproximar as políticas. “O impacto maior é na cidade. Isso vai melhorar a vida dos baianos. Fui vereadora e sei da importância dessa aproximação. Coronel é o presidente dos novos tempos”.

Eduardo Sales (PP) falou das agruras enfrentadas pelos edis ante as cobranças da população. “Os vereadores são os maiores sofredores. Eles são confundidos com o Executivo e cobrados por coisas que não dependem do poder Legislativo”, explicou.

Coordenadora do Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel logo vislumbrou o papel social que a união Alba – UVB pode vir a exercer em prol da população do interior. Depois de chamar a presidente da UVB de menina dinâmica, ela disse esperar que a parceria renderá bons frutos e brincou: também é importante saber que os vereadores não estão mais sem-teto em Salvador.

Deputado Jurandy Oliveira (PSL) ressalvou que “demorou-se muito a se fazer justiça com os vereadores. Graças a esta equipe estamos recuperando isso. Coronel está de parabéns, a Assembleia está mais forte”.

Aderbal Caldas (PP) pontuou o papel desempenhado do edil. “Ele se submete a ser demandado qualquer hora pelo povo. O peso da política cai nos seus ombros. Ele que constrói, consolida. Este espaço é um pleito justo. Pleno êxito para todos vocês”.

Tom Araújo (DEM) também ressaltou o papel do vereador no recebimento das demandas da população, e considerou “grata satisfação” ver a luta de Edylene na direção da UVB-Bahia. “Merece destaque a eficiência da gestão de Coronel, que valoriza os deputados ao trazer para cá os vereadores”.

Ex-prefeito de Coração de Maria, Diego Coronel disse que a inauguração da Casa do Vereador era mesmo um ato para se comemorar, e classificou os edis de base da pirâmide. “Eles fazem por merecer este espaço, que vai melhorar o diálogo entre a Alba e as Câmaras Municipais”.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O deputado Samuel Júnior (PSC) parabenizou Coronel e Edylene Ferreira pelo resultado do diálogo entre ambos, que resultou no quartel-general dos vereadores na capital do Estado. O parlamentar observou que a vereança é uma boa escola de política.

Euclides Fernandes (PSL) também salientou a importância do Legislativo da Bahia dar suporte aos vereadores com este espaço, uma vez que vai permitir aos deputados estaduais conhecerem mais os anseios do interior.

Ex-presidente da UVB-Bahia (2001 a 2006) e da UVB-Brasil (2007 a 2008), Joabs Ribeiro disse que a “Casa do Vereador é a reconstrução de uma parceria fundamental para a Alba, em função da similaridade de ações”.

Os deputados Sidelvan Nóbrega (PRB) e Carlos Ubaldino (PSD) também destacaram a importância política na iniciativa de trazer para dentro da Alba a União dos Vereadores da Bahia, como forma de aumentar o diálogo entre as Casas Legislativas.

A juventude também prestigiou a parceria Alba – UVB. Presidente do PSD Jovem Estadual, Lurian Carneiro comentou que trazer o vereador para mais perto da Assembleia Legislativa é uma forma de valorizar a classe e favorecer na definição de políticas públicas em prol do povo do interior.

Presidente da Câmara de Vereadores de Poções, o vereador Davi Soares (PDT) parabenizou a Coronel e Edylene, e observou que os vereadores têm agora um lugar em Salvador para debater os problemas das cidades.

Vereadora democrata de Valente, Mabel Amaral entende que o espaço vai integrar mais os representantes dos municípios, “pois somos a ponta do sistema eleitoral e precisamos desse suporte para viabilizar os recursos necessários para os municípios”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados